Local será dedicado à preservação ambiental, memória histórica e práticas de agricultura familiar, homenageando figura histórica local
Na tarde de sexta-feira (29/11), foi lançado em Quatro Irmãos o Projeto do Parque Mato do Chia, iniciativa que promete se tornar referência em turismo, lazer e educação ambiental na região do Alto Uruguai. Localizada em uma área de 50 hectares, a propriedade pertenceu a Osias Eisen, popularmente conhecido como "Chia", descendente de imigrantes judeus e reconhecido por sua vida simples e dedicação à preservação da mata nativa local.
O projeto busca resgatar a história de Chia, um ambientalista autodidata que conservou uma das últimas matas nativas da região. Além de sua relevância histórica, o parque oferecerá trilhas para caminhadas, ciclovias, espaços de descanso, e exposições sobre a flora regional. Haverá também áreas dedicadas a projetos educacionais, como hortas comunitárias e práticas de agricultura familiar, com foco em estudantes e visitantes interessados em estudos ambientais e práticas sustentáveis.
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Quatro Irmãos, o Polo de Turismo Histórico Judaico da região, e o KKL (Keren Kayemet LeIsrael), organização internacional voltada ao reflorestamento e preservação ambiental. O projeto também conta com apoio da URI Erechim, representada no evento por sua equipe, incluindo o Diretor-Geral Paulo Roberto Giollo e professores das áreas de Agronomia e Ecologia.

Comments