Projeto de tradução simultânea de aluna de Estação é classificado para final de olimpíada empreendedora
- Andrei Nardi

- há 6 dias
- 2 min de leitura
Luiza Arndt Westendorff, da Escola Francisco de Assis, disputa incubação de projeto e viagem à sede do Google no Brasil com fone que preserva a voz do usuário
A estudante Luiza Arndt Westendorff, do 9º ano da Escola Estadual Francisco de Assis, de Estação, foi classificada para a Fase Estadual das Olimpíadas do Programa Jovem Empreendedor. A vaga foi garantida após a etapa regional, ocorrida em 22 de outubro na Universidade de Passo Fundo, onde o projeto da aluna se destacou.
O projeto HearMe
Luiza desenvolveu o 'HearMe', um protótipo de fone de ouvido capaz de traduzir simultaneamente conversas presenciais entre pessoas que falam idiomas diferentes. O diferencial do projeto em relação a tecnologias existentes é a manutenção da voz, tom e emoção originais do usuário durante a tradução, sem o uso de uma voz robotizada.
A competição e o prêmio
Se vencer a etapa estadual, o projeto de Luiza será incubado por empresas parceiras do programa. Além disso, a estudante ganhará uma viagem para conhecer a Sede do Google no Brasil, localizada em São Paulo.
O Programa Jovem Empreendedor é conduzido na escola pela professora Gabriela Smiderle desde 2023. Naquele ano, o projeto vencedor em nível estadual também foi de Estação, desenvolvido pelas alunas Ágatha Teixeira e Ana Clara Borgmann Frizzo.
Etapas anteriores
A etapa municipal ocorreu em 2 de outubro, na Escola Francisco de Assis, e selecionou três projetos para a fase regional: o HearMe (Luiza), Auralon (Maria Eduarda Alvez Lazzari) e o Kivo (Kauã Urio Viezorkoski).
A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Manager, Prefeitura, Escola Estadual de Ensino Médio Francisco de Assis e 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).










