Projeto de requalificação do Parque das Águas é apresentado em audiência pública em Getúlio Vargas
- Andrei Nardi

- 21 de ago.
- 2 min de leitura
Iniciativa prevê revitalização completa da área de 5 hectares com novos espaços de lazer, infraestrutura, segurança e circuito de caminhada de 1 km
Uma proposta detalhada para a completa requalificação do Parque Municipal das Águas foi apresentada à comunidade em audiência pública na noite dessa quarta-feira, 20 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores de Getúlio Vargas. O encontro foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Departamento de Turismo, e detalhou o projeto elaborado pela arquiteta e urbanista Makeli Maschen. A revitalização abrange os 5 hectares de área utilizável do parque.
Infraestrutura e acessos
O plano de melhorias contempla uma reestruturação completa da infraestrutura do parque, incluindo o alargamento de vias internas, nova drenagem pluvial e a instalação de redes elétrica e hidráulica. O projeto também prevê um levantamento florestal e o manejo da vegetação existente, com a substituição de árvores comprometidas e o plantio de novas mudas. Para os acessos, estão planejados pórticos em formato de totens nas duas entradas, localizadas na Rua Max Padaratz e na Rua Eduardo Barreto Vianna, e o cercamento de todo o perímetro de 800 metros do parque. Haverá ainda a criação de 70 vagas de estacionamento e a pavimentação das vias com pedra de basalto.
Novos espaços de lazer e convivência
A proposta detalha a criação de diversas áreas de lazer e recreação. O entorno do lago receberá um deck, uma pista de caminhada de 250 metros e cercamento de proteção. Entre os novos espaços, destacam-se uma "praça molhada" com jatos de água, um playground, quadras de jogos, um campo de futebol com arquibancada e cerca de 30 quiosques equipados com churrasqueiras. O projeto também inclui áreas diferenciadas, como um espaço pet cercado, decks para contemplação próximos às quedas d’água e ambientes para descanso. Uma área multiúso será destinada a eventos, plateia e food trucks.
Circuito de caminhada e estruturas de apoio
Um circuito de caminhada com 1 km de extensão será implementado, utilizando paver e piso tátil, e equipado com bancos, lixeiras e iluminação em todo o percurso. As estruturas de apoio existentes serão ampliadas e reformadas. O número de blocos de banheiros aumentará de dois para três, e a concha acústica passará por uma reforma com adequações de segurança.
Próximas etapas
Após a apresentação do projeto em audiência pública, a próxima fase consiste na conclusão do planejamento, que inclui a elaboração da planilha orçamentária, a definição dos planos de execução e a análise de possibilidades para a utilização de recursos das esferas pública e privada para financiar a obra.










