Produtores rurais podem inscrever projetos até novembro de 2024 para ampliar áreas irrigadas
Produtores rurais do Rio Grande do Sul interessados em expandir suas áreas irrigadas têm até o dia 21 de novembro de 2024 para submeter seus projetos ao Programa Supera Estiagem. A iniciativa, que está em sua segunda fase, é promovida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Governo do Estado e conta com um aporte de R$ 213,2 milhões para a subvenção de projetos de irrigação ao longo de quatro anos.
Com o objetivo de mitigar os impactos da estiagem no estado, o programa visa aumentar a capacidade de reservação de água e a eficiência da irrigação, contribuindo para o incremento da produtividade agrícola. A expectativa é de que a área irrigada no Rio Grande do Sul cresça em cerca de 100 mil hectares.
O Supera Estiagem oferece suporte financeiro, cobrindo 20% dos custos dos projetos de irrigação, limitado a R$ 100 mil por beneficiário. Os produtores rurais, que são o público-alvo do programa, podem apresentar projetos para a implantação ou ampliação de sistemas de irrigação, incluindo métodos por aspersão, localizada ou por sulcos, bem como para a construção, adequação ou ampliação de reservatórios de água destinados à irrigação.
Para participar, os interessados devem procurar os Escritórios Municipais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) na região do Alto Uruguai, onde poderão preencher o formulário de manifestação de interesse e obter mais informações sobre o programa e os projetos.
Kommentare