Edital oferece mil bolsas de estudos para formar novos docentes para a rede pública de Educação Básica do Estado do RS
O governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou, na sexta-feira (9/2), o resultado preliminar do edital do programa Professor do Amanhã, que visa formar novos docentes para suprir carências da rede pública de Educação Básica do Estado. Todas as 35 propostas submetidas por 11 instituições comunitárias de Ensino Superior do Rio Grande do Sul foram aprovadas. A informação foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.
Neste primeiro edital, serão oferecidas até mil bolsas de estudos para cursos de licenciatura presencial em instituições comunitárias. As áreas do conhecimento contempladas neste edital são língua portuguesa, matemática, biologia, geografia e história. O valor da bolsa é de R$ 400 mensais, por até 48 meses, para os estudantes que se comprometerem a atuar como professores na rede pública estadual após a conclusão do curso.
As propostas aprovadas abrangem seis das oito regiões do Rio Grande do Sul: Metropolitana e Litoral Norte; Central; Vales; Noroeste e Missões; Produção e Norte; e Serra Gaúcha. A divisão das regiões segue a lógica dos ecossistemas de inovação do programa Inova RS, que busca estimular o desenvolvimento regional por meio da ciência, tecnologia e inovação.
O resultado preliminar ainda está sujeito a recursos, que podem ser apresentados até o dia 20 de fevereiro. O resultado final será divulgado até o dia 27 de fevereiro. Depois disso, as instituições devem promover o processo seletivo e informar, no começo do semestre letivo, os nomes dos bolsistas ao governo. O pagamento da primeira bolsa acontecerá no começo de abril.
As instituições que enviaram propostas são: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Universidade de Caxias do Sul (UCS); Universidade Feevale; Universidade Franciscana (UFN); Universidade La Salle (Unilasalle); Universidade de Passo Fundo (UPF); Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI); Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí); Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); e Universidade do Vale do Taquari (Univates).
O programa Professor do Amanhã é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). O programa tem como objetivo incentivar a formação de professores qualificados e comprometidos com a educação pública, além de fortalecer o vínculo entre as instituições de Ensino Superior e as escolas estaduais.
Opmerkingen