Produtores rurais realizam protesto com tratores em Centenário por dívidas do agronegócio
- Andrei Nardi

- 20 de jun. de 2025
- 1 min de leitura
Cerca de 80 agricultores se reuniram em frente ao Banco do Brasil nesta sexta-feira (20) para pedir a securitização de débitos acumulados por impactos climáticos
Produtores rurais de três municípios da Região Norte se reuniram em Centenário, nesta sexta-feira, 20 de junho, para protestar por um prazo maior para o pagamento de dívidas agrícolas. O ato, que faz parte de uma série de mobilizações que ocorrem no estado há quase dois meses, reuniu cerca de 80 agricultores com tratores e máquinas agrícolas em frente à agência do Banco do Brasil.
A principal reivindicação do grupo é a implementação da securitização por parte do governo federal, o que transformaria as dívidas em títulos com prazos mais longos para pagamento, dando fôlego financeiro aos produtores.
Mobilização por fôlego financeiro
Segundo Jacson Munaro, um dos organizadores do ato, o objetivo é garantir que os agricultores possam continuar na atividade rural após cinco anos de perdas consecutivas, causadas por estiagens e excesso de chuva.
Ato simbólico nas ruas da cidade
Para chamar a atenção da população sobre a necessidade de apoio à causa, os agricultores saíram em um comboio de tratores pelas ruas da cidade.
A mobilização em Centenário foi encerrada no fim da tarde desta sexta-feira.

Com informações de GZH Passo Fundo









