top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Produtores rurais gaúchos podem solicitar sementes de milho e sorgo pelo Troca-Troca

Programa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) disponibiliza 50 variedades

 

A primeira etapa do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo está com inscrições abertas para produtores rurais. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) disponibilizará cerca de 50 variedades de sementes, incluindo milho híbrido convencional, milho transgênico e sorgo.

Os interessados na Etapa Safra devem procurar as prefeituras, sindicatos, associações e cooperativas de seus municípios até o dia 17 de maio. Cada agricultor poderá escolher as variedades que melhor se adequam ao seu sistema de produção e solicitar até seis sacas das cultivares de milho e/ou sorgo.

A entrega dos pedidos está prevista para os meses de julho a agosto.

Uma inovação nesta safra é o tamanho das sementes de milho oferecidas pelos fornecedores do programa, que agora terão tamanho mínimo de peneira 18, atendendo a uma demanda dos produtores, conforme informou a SDR.

Na Etapa Safrinha, os pedidos poderão ser feitos entre 2 e 13 de setembro, permitindo que o produtor solicite mais seis sacas dos grãos. A entrega está programada para novembro e dezembro.

O pagamento da parcela transgênica ocorre antes da entrega das sementes. Na Etapa Safra, o pagamento da transgenia será realizado em junho. Já na Safrinha, será em outubro.

Em 2023, quase 33 mil produtores aderiram ao programa, que alcança mais de 400 municípios no Estado. No ano-safra 2023/24, o valor total da operação foi de R$ 53,1 milhões, com a venda de 117 mil sacas de sementes.

Para mais informações, entre em contato com a equipe do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo:

Comentarios


VEJA TAMBÉM

bottom of page