Os produtores rurais do Rio Grande do Sul têm até o dia 31 de outubro para fazer a Declaração Anual de Rebanho. O documento é obrigatório para todas as propriedades que possuem animais de qualquer espécie.
Declaração digital e mais completa
A partir deste ano, a declaração será totalmente digital, com assinatura com senha de cada produtor e envio de um comprovante final por e-mail. A declaração também está mais completa, com informações sobre a infraestrutura, os controles sanitários e os saldos dos rebanhos nas propriedades.
Como fazer a declaração
Para fazer a declaração, o produtor deve acessar o site da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e baixar os formulários em PDF de acordo com a espécie animal. Depois, deve preencher e assinar os formulários e entregá-los na Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária do seu município.
Importância da declaração
A declaração é importante para manter o cadastro atualizado dos produtores e dos animais, além de possibilitar um retrato mais detalhado sobre a produção pecuária no estado. Com isso, o governo pode abrir novos mercados internacionais e garantir os status sanitários já conquistados pela pecuária gaúcha.
Dúvidas e orientações em Ipiranga do Sul
Em caso de dúvidas ou dificuldades para fazer a declaração, o produtor da cidade de Ipiranga do Sul pode entrar em contato pelo WhatsApp número 99243-5893 – Falar com Adilson. Também pode procurar pelo posto agropecuário do seu município e solicitar ajuda dos servidores da secretaria.
コメント