Produtores gaúchos já podem emitir GTA pelo celular no portal Produtor Online; veja como fazer
- Andrei Nardi
- 17 de abr.
- 2 min de leitura
Nova plataforma permite emissão e confirmação digital da Guia de Trânsito Animal, além de atualizações cadastrais e cancelamentos
Desde o início de abril, está disponível no portal Produtor Online a opção de emitir Guias de Trânsito Animal (GTAs) diretamente pelo celular. O acesso é feito com login gov.br, e o serviço já contempla bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, equinos, asininos, muares, suínos, abelhas e peixes.
A plataforma foi lançada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). O sistema também pode ser utilizado por representantes de pessoas jurídicas, responsáveis técnicos e médicos veterinários habilitados.
Emissão em sete etapas
Para emitir a GTA digital, o produtor deve seguir os seguintes passos:
Selecionar a propriedade de origem;
Escolher a espécie animal;
Informar o destino (frigorífico ou outra propriedade);
Inserir a quantidade por categoria;
Preencher os dados gerais;
Confirmar as informações;
Finalizar a emissão.
Em casos com exigências sanitárias específicas, o procedimento ainda deverá ser feito presencialmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária.
O tutorial completo para emissão da GTA está disponível no link: 👉 Tutorial Produtor Online 2025
Confirmação e cancelamento também podem ser feitos online
Com a nova versão do sistema, também é possível realizar estornos, cancelamentos e confirmações de recebimento de GTAs de forma digital. Assim que o produtor recebe uma Guia, o sistema exibe um alerta solicitando a confirmação, o que evita pendências com o Serviço Veterinário Oficial e mantém os registros atualizados.
Portal reformulado e mais acessível
O novo portal permite login direto com gov.br, sem necessidade de solicitar senha presencialmente. Também permite atualizações cadastrais, registro de nascimentos e mortes de animais, além de contar com um sistema de notificações personalizadas, com alertas direcionados ao perfil de cada produtor.
Segundo o gerente de projetos da Agricultura Digital da Seapi, Daniel Gallina, o objetivo é facilitar a rotina do produtor no campo:
“A ideia é que o produtor possa focar 100% no seu trabalho no campo, cuidar de seus animais, suas plantações, sem precisar se ausentar da sua propriedade, ter deslocamentos, gastos para executar atividades burocráticas. E esta ferramenta proporciona isto, fazer tudo de forma simples, prática e na palma da mão.”
Acesso a informações climáticas
O portal também disponibiliza acesso direto ao Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro), com dados agrometeorológicos úteis à atividade rural:👉 https://www.agricultura.rs.gov.br/simagro-rs
O desenvolvimento da nova plataforma foi realizado pela equipe de Agricultura Digital da Seapi em parceria com a Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do RS).
