Produtores do Alto Uruguai organizam mobilização em defesa da securitização das dívidas rurais
- Andrei Nardi
- há 6 dias
- 1 min de leitura
Manifestação será realizada na terça-feira (20/05), no entroncamento da ERS-135 com a BR-153, em Erechim; pauta central é o apoio ao PL 320/25
Produtores rurais da região do Alto Uruguai realizarão uma mobilização nesta terça-feira (20/05), das 8h às 17h, no entroncamento das rodovias ERS-135 e BR-153, em Erechim. Com ato oficial previsto para as 10h, a manifestação tem como objetivo principal defender o Projeto de Lei 320/25, que propõe a securitização das dívidas do setor agropecuário gaúcho com recursos oriundos do pré-sal.
Intitulada “Mobilização para salvação da agricultura gaúcha”, a ação é organizada pelos sindicatos rurais de Erechim e Getúlio Vargas, com apoio de diversas entidades e cooperativas da região. A pauta é respaldada pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), diante das perdas acumuladas nos últimos quatro anos em razão de estiagens e, mais recentemente, das enchentes registradas em 2024.
O local da concentração será nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e do Posto Lando. A mobilização tem o apoio dos sindicatos de trabalhadores e produtores rurais de municípios como Nonoai, Sananduva, São José do Ouro, Tapejara, Paim Filho, Faxinalzinho, Barão de Cotegipe, Gaurama, Viadutos, Maximiliano de Almeida, Mariano Moro, Centenário e Sertão. Também participam entidades empresariais como Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), Sindilojas, cooperativas e empresas do setor agropecuário.

Comments