top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeiro dia do Enem tem 28,1% de faltosos, e Ministro da Educação fala sobre a prova

No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a taxa de faltosos atingiu 28,1%. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na noite do domingo, 5.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, ainda não divulgou o número absoluto de participantes da edição, pois as estatísticas se referem a 98,3% dos dados apurados até o momento.


Cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para fazer a prova, mas no primeiro dia, 4.293 candidatos foram eliminados por portarem aparelhos eletrônicos, saírem de sala antes do horário permitido ou não seguir as orientações dos fiscais.


Apesar das preocupações devido às fortes chuvas que atingiram São Paulo na sexta-feira, o Estado registrou uma taxa de abstenção de 26,8%, abaixo da média nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assegurou que os problemas de energia elétrica nas escolas paulistas haviam sido resolvidos.


O Estado do Amazonas teve a maior abstenção, com um índice de 44% de faltosos, devido à maior seca de sua história, dificultando a locomoção dos moradores, especialmente em áreas rurais. A menor taxa de faltosos foi registrada em Sergipe, com 24,6% de participantes ausentes.


Apenas três escolas em Santa Catarina não conseguiram realizar o exame devido a enchentes, e os estudantes terão a reaplicação da prova nos dias 12 e 13 de dezembro.


O ministro informou que 15 pessoas foram presas em operações do Ministério da Justiça e Segurança Pública neste domingo, mas não forneceu detalhes sobre as ocorrências. A Polícia Federal também realizou diligências para apurar a divulgação de fotos da prova que circularam nas redes sociais, identificando suspeitos em Pernambuco e no Distrito Federal. O ministro garantiu que a veiculação das imagens ocorreu após o início da prova.


No primeiro dia de avaliações, os candidatos fizeram as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com o tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". No próximo domingo, 12, os estudantes realizarão os testes de Matemática e Ciências da Natureza.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita à sede do Inep em Brasília, expressou seu desejo de tornar o Enem mais acessível aos jovens, buscando aumentar a participação. O ministro da Educação destacou que o número de inscritos na prova deste ano superou em quase 500 mil a quantidade da edição de 2022, enfatizando o esforço do governo para possibilitar que os jovens realizem o Enem e alcancem seus objetivos de ingressar na universidade.


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page