top of page
logo grupo sideral.png

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente da Famurs inicia gestão com série de encontros para tratar de saúde, agricultura, arrecadação e infraestrutura

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • há 4 horas
  • 4 min de leitura

Na primeira semana à frente da entidade, Adriane Perin de Oliveira recebeu gestores municipais e representantes políticos para discutir pautas urgentes e articular soluções em defesa dos municípios

Em sua primeira semana como presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, cumpriu uma intensa agenda de reuniões com lideranças políticas, gestores municipais e representantes de entidades. Os encontros abordaram demandas ligadas à agricultura, saúde, arrecadação, infraestrutura e atuação institucional da federação.

Durante audiência com Roberto Guterres, chefe de gabinete do senador Luis Carlos Heinze, foram tratadas as articulações da Famurs para a discussão do projeto de securitização do Estado, tema que será levado à XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 19 a 22/05. Com Gilberto Frigo, chefe de gabinete do deputado federal Afonso Hamm, a pauta envolveu temas ligados à saúde e ao setor primário, com o gabinete parlamentar colocando-se à disposição para apoiar a federação e os municípios nas demandas em andamento.

Na sede da entidade, Adriane também se reuniu com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. Entre os assuntos discutidos, destaque para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66, que trata de previdência e precatórios, e os desdobramentos da reforma tributária. Foi confirmada a participação ativa da Famurs nas atividades organizadas pela CNM durante a Marcha.

A presidente recebeu ainda o vice-prefeito de São Valentim do Sul, Rogerio Franceschi, acompanhado dos vereadores Valdecir Gnas e Roberto Turra. No encontro, trataram sobre arrecadação municipal, atuação da Famurs na interlocução com servidores públicos e projetos na área de infraestrutura.

Ao lado do coordenador do Gabinete de Prefeitos da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, Adriane participou de reunião com o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum. A federação solicitou a suspensão das restrições impostas pelo Cadastro Informativo das Pendências (Cadin/RS), permitindo que municípios com pendências possam acessar emendas parlamentares e firmar convênios. Também foi discutido o andamento dos repasses de R$ 300 mil para obras em estradas vicinais, com expectativa de contemplar mais de 40 municípios ainda neste mês.

Entre as agendas com prefeitos, Adriane recebeu o gestor de Campo Novo, Pedrinho dos Santos, acompanhado de secretários municipais. A pauta girou em torno de soluções para viabilizar a retomada dos atendimentos no Hospital de Caridade, que enfrenta dificuldades para manter os serviços à população.

O prefeito de Salto do Jacuí, Ronaldo Pereira de Moraes, apresentou a situação crítica do município após a enchente de 2024, que causou danos em três hidrelétricas locais e resultou em perda de 84% na arrecadação de tributos. Segundo ele, o hospital municipal tem enfrentado dificuldades para manter os serviços essenciais. A área técnica de saúde da Famurs propôs uma análise da estrutura hospitalar para indicar novas possibilidades de atendimento e ampliar o aporte de recursos a médio e longo prazo. Para atender à demanda imediata, Adriane sugeriu o envio de uma avaliação financeira do hospital à Casa Civil do Estado, juntamente com pedido de recurso livre, com possibilidade de extensão da medida a outros hospitais de pequeno porte (HPPs) em situação semelhante.

O prefeito de São Vicente do Sul, Fernando Pahim, entregou o convite oficial da 35ª Fecobat – Feira Estadual do Comércio da Batata-Doce –, marcada para ocorrer de 10 a 13/07. A presidente confirmou a presença da Famurs e afirmou que a federação estará atuante nas feiras e eventos promovidos pelos municípios durante sua gestão.

No campo do diálogo com o setor empresarial, Adriane participou da posse do novo Conselho Consultivo da Federasul, durante a tradicional reunião-almoço “Tá na Mesa”. A edição contou com palestra do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, com o tema “A busca do equilíbrio fiscal”.

Ainda na sede da entidade, Adriane recebeu o prefeito de Espumoso, Gerson Lopes Rodrigues Machado, que apresentou demandas locais e somou-se à pauta da Securitização e SOS Agro ao lado do prefeito de São Gabriel, Lucas Gonçalves Menezes. A presidente informou que está agendada uma reunião com a bancada gaúcha e a CNM durante a Marcha a Brasília, onde serão levadas as demandas dos produtores e a proposta de criação do Fundo Constitucional do Sul.

Lucas Gonçalves também relembrou que, no último encontro de prefeitos em Brasília, a comitiva gaúcha conseguiu ser recebida no Palácio do Planalto. Adriane acrescentou que já solicitou audiência com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para tratar do tema com urgência. Participou da reunião Arlei Romeiro, diretor financeiro da Associação de Produtores e Empresários Rurais (APER), que abordou o endividamento estrutural do campo, atribuído à condução abusiva das políticas de crédito rural por parte das instituições financeiras.

A Famurs também recebeu o presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti, para tratar do apoio institucional à terceira edição do Seminário Brasileiro do Municipalismo – Cidades Colaborativas –, que acontecerá de 10 a 14/06, em Encantado. O evento terá como símbolo o Cristo Protetor, representando a união entre poder público e comunidade.

Na quinta-feira (15/05), o vice-presidente da Famurs e prefeito de Saldanha Marinho, Volmar Telles, representou a entidade no ato de assinatura de convênios entre municípios e a secretaria estadual da Agricultura. A pauta, articulada pela federação, prevê o repasse de R$ 300 mil para recuperação de estradas rurais e perfuração de poços em municípios que decretaram situação de emergência em razão de desastres climáticos.

A diretoria da Famurs também recebeu o vice-prefeito de Aratiba, Joarez Antonio Miechuanski, que levou demandas relacionadas à infraestrutura, com destaque para as rodovias estaduais que atendem o município, além de pleitos ligados à agricultura. Já a comitiva de Santiago, liderada pelo prefeito Marcelo Gorski de Matos e pela vice-prefeita Mara Elizete Rebelo de Lourenço, abordou os impactos das chuvas no Vale do Jaguari e incertezas provocadas pela reforma tributária. E o prefeito de Cruzaltense, André Gazzoni, esteve na entidade para agradecer o apoio da Famurs na pauta da recuperação das estradas vicinais e reforçar a necessidade de investimentos nos acessos asfálticos do município.

Foto: Guilherme Pedrotti
Foto: Guilherme Pedrotti

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page