Cooperativas da região são beneficiadas por projetos e Programa de Aquisição de Alimentos
O Alto Uruguai recebeu a visita do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, e do secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Milton Fornazieri. A presença de ambos teve como objetivo cumprir uma série de agendas na região.
Na manhã da última quarta-feira (07), as lideranças locais, junto ao coordenador do Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF-AU), Alcemir Bagnara, e o coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF/RS), Douglas Cenci, participaram da inauguração da Unidade de Recebimento e Beneficiamento de Feijão e Usina Fotovoltaica da Cecafes, em Marcelino Ramos.
No período da tarde, foram formalizados os projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) junto a quatro cooperativas da agricultura familiar do Alto Uruguai. Destaque para a Cooperativa da Agricultura Familiar e o SUTRAF-AU, que tiveram um projeto contemplado pelo PAA em Erechim, no valor de R$ 373 mil. Os recursos estão sendo destinados à compra de produtos dos agricultores familiares da região, sendo entregues a cinco entidades assistenciais: Sesc, APAE, Obra Santa Marta, Cantinho da Luz e Aprovi.
Contrato para fornecimento de alimentos em Porto Alegre
Durante o encontro, foi anunciado que a Cooperativa da Agricultura Familiar e o SUTRAF-AU devem assinar um contrato no valor de R$1,5 milhão para fornecimento de alimentos para cozinhas na cidade de Porto Alegre.
Isaías Wastchuk, presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar, expressou agradecimentos ao Governo Federal pelo retorno do PAA, permitindo que os agricultores permaneçam no meio rural. Alcemir Bagnara, coordenador geral do SUTRAF-AU, destacou a felicidade em ver o programa de volta, proporcionando a venda de produtos da agricultura familiar a um preço justo e beneficiando famílias em vulnerabilidade.
O coordenador da FETRAF/RS enfatizou a importância do PAA, que após mais de 10 anos de suspensão, traz esperança para a agricultura familiar. A entrega de alimentos do PAA à Obra Santa Marta marcou a atividade, beneficiando 64 famílias.
Ação conjunta das cooperativas para combate à insegurança alimentar
Juntas, as quatro cooperativas fornecerão mais de 210 toneladas de alimentos, produzidos por 116 famílias, a 14 entidades. Essa iniciativa visa auxiliar na alimentação de mais de 63 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, e outras lideranças regionais estiveram presentes durante as atividades.
Comments