Presidente da AMAU participa de reunião no Palácio Piratini sobre reconstrução das cidades afetadas
Encontro tratou da liberação de recursos e ações emergenciais para municípios atingidos por eventos climáticos
O presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e prefeito de Marcelino Ramos, Delfim, participou na terça-feira, 28/01, de uma reunião no Palácio Piratini com representantes do governo federal, estadual e prefeitos gaúchos. O encontro teve como principal pauta a reconstrução das cidades afetadas por eventos climáticos recentes e a agilidade na liberação de recursos para os municípios.
A reunião contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, do ministro da Integração, Valder Ribeiro, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e de secretários estaduais. Também participou o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Marcelo Arruda, além de cerca de 30 prefeitos representando consórcios e associações municipais.
Demandas e prioridades para os municípios
Durante o encontro, Delfim ressaltou a necessidade de estreitar as relações entre os entes federativos para garantir maior agilidade na transferência de recursos. Segundo ele, é fundamental que os repasses cheguem rapidamente aos municípios para viabilizar a recuperação das áreas atingidas.
Além da reconstrução das cidades, a reunião abordou a necessidade de moradias para famílias desabrigadas, medidas para combater a estiagem e melhorias na infraestrutura de rodovias e acessos municipais. O ministro Rui Costa informou que o governo federal está finalizando a lista de beneficiários nos municípios para acelerar a implementação das políticas habitacionais, incluindo a chamada "compra assistida", que destina recursos diretamente às prefeituras para a construção de novas residências.
Próximos passos
Os prefeitos e representantes estaduais destacaram a importância da continuidade do diálogo para garantir o atendimento das demandas municipais de forma célere. Novos encontros devem ser realizados para acompanhar a liberação de recursos e a execução das medidas emergenciais nas cidades afetadas.



![[ÁUDIO] Olho Vivo | 30/10/2026 - Inscrições para mestrado e doutorado gratuitos da UFFS em Erechim terminam terça-feira (3)](https://static.wixstatic.com/media/1077ee_1e163bed1c9544de9eb70cb428b0ae5e~mv2.webp/v1/fill/w_333,h_250,al_c,q_30,blur_30,enc_avif,quality_auto/1077ee_1e163bed1c9544de9eb70cb428b0ae5e~mv2.webp)
![[ÁUDIO] Olho Vivo | 30/10/2026 - Inscrições para mestrado e doutorado gratuitos da UFFS em Erechim terminam terça-feira (3)](https://static.wixstatic.com/media/1077ee_1e163bed1c9544de9eb70cb428b0ae5e~mv2.webp/v1/fill/w_273,h_205,al_c,q_90,enc_avif,quality_auto/1077ee_1e163bed1c9544de9eb70cb428b0ae5e~mv2.webp)

