top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Quatro Irmãos convida para o Grande Encontro em comemoração ao Dia Nacional da Imigração Judaica

Evento reunirá descendentes de imigrantes judeus e simpatizantes da comunidade judaica

 

Quatro Irmãos, conhecida como a "Capital Nacional da Imigração Judaica", sediará um evento especial em celebração ao Dia Nacional da Imigração Judaica. Serão três dias repletos de atividades históricas, culturais e gastronômicas, incluindo o Shabat em Erechim, rota judaica, visita ao memorial, música e relatos.

O evento é realizado pelo Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos, Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, Prefeitura de Quatro Irmãos, Prefeitura de Erebango e Prefeitura de Jacutinga, com o apoio da Federação Israelita do RS e Sociedade Israelita de Erechim.

A programação será a seguinte:

Sexta-feira, 15/3:

  • 19h: Shabat em Erechim, no Clube do Comércio, com condução do Rabino Pablo Berman de Curitiba, seguido de jantar coletivo com música judaica e gaúcha.

Sábado, 16/3:

  • 9h: Apresentação da Banda musical do município de Quatro Irmãos com músicas judaicas na Av. Barão Hirsch;

  • 10h: Visita ao Memorial - Antigo Hospital Leonardo Cohen e paço municipal, acompanhados de guias que apresentarão relatos históricos e a nova exposição, incluindo uma homenagem à Dona Francisca Mermelstein, parteira, na Sala de Parto, entre outras atrações;

  • 12h: Almoço coletivo com churrasco e outras opções;

  • 14h às 17h: Tour na Rota Judaica, visitando pontos históricos da época da Colônia e conhecendo os costumes da época;

  • 17h: Apresentação musical na Estação de Erebango, com Cláudio Levitan, compositor e cantor descendente de Quatro Irmãos, Nicole Borger, cantora, compositora e produtora cultural, e a Banda Klezmer Knaidel;

  • A partir das 19h: Tempo livre para jantar em um dos 4 a 6 locais preparados para a ocasião, oferecendo cardápios exclusivos.

Domingo, 17/3:

  • 9h: Cerimônia no Cemitério Israelita de Quatro Irmãos em homenagem ao casal Barão e Baronesa Hirsch e a todos os pioneiros da imigração judaica no Brasil;

  • 10h às 12h30: Talk Show com Histórias e Relatos da Imigração Judaica das Colônias de Quatro Irmãos e Philippson no Rio Grande do Sul, dos Judeus na Amazônia e da imigração dos Judeus no Egito, acompanhado de apresentação musical;

  • Simultaneamente, será oferecido o "Café da Roça";

  • Durante todo o evento, haverá lembranças, artigos e artesanatos locais disponíveis.

A data do evento é nos dias 16 e 17 de março de 2024, e o local será o Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos e região, abrangendo os municípios de Quatro Irmãos, Jacutinga e Erebango. O objetivo é reunir descendentes das Colônias Judaicas gaúchas de Philippson e Quatro Irmãos, suas famílias e simpatizantes da comunidade judaica e da sociedade em geral, fortalecendo os laços com a memória e a história.

Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo número (54) 99225-0596. O acesso pode ser feito através de vias rodoviárias e aeroportos próximos.


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page