Reunião com Coopraf e Emater/RS-Ascar discute soluções para manter a qualidade da alimentação
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas promoveu uma reunião nesta quarta-feira (15) com representantes da Cooperativa Regional da Agricultura Familiar (Coopraf) para avaliar o impacto das recentes chuvas intensas na produção de alimentos destinados à merenda escolar.
Estiveram presentes Caciele Giaretta, Letícia Rogalski e Nelcio Chiarelo, representando a Coopraf. Além disso, participaram a Emater/RS-Ascar, por meio de Denise Klitzke, e o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), representado pelo presidente Marcos Vieira e a conselheira Delires Ramseier. A reunião foi coordenada pela secretária municipal de Educação, Sandra Betiatto, e contou com a presença de Rosimeri Krasuski Sandri, responsável pelo Setor de Alimentação Escolar, e a nutricionista Tainara Caverzan.
Os representantes da Coopraf relataram que os produtores das áreas mais afetadas pelas chuvas tiveram perdas na produção e em sua infraestrutura produtiva, especialmente na olericultura, que abrange uma variedade de hortaliças. No entanto, eles asseguraram o fornecimento dos alimentos para as escolas do município, que atualmente adquirem mais de 30% de seus alimentos desses produtores locais.
Foi acordado que, em caso de escassez de produtos, estes poderão ser substituídos por outros, a fim de não prejudicar os produtores nem comprometer a qualidade da alimentação oferecida às crianças das escolas municipais.
A Cooperativa de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária (Cecafes) de Erechim, que também fornece produtos para a merenda escolar, garantiu que os produtos continuarão a ser entregues conforme os cronogramas solicitados pelo setor, embora não tenha participado da reunião.
Commenti