Os cursos, oferecidos através do programa RS Qualificação, visam qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, desemprego e/ou sub ocupação
A partir desta segunda-feira (6) a Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, está com inscrições abertas para cursos de Empreendedorismo, Instalação Elétrica e Soldagem Mag. Os cursos são oferecidos através de um convênio com o programa RS Qualificação, do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Escola do Trabalhador e do Microempreendedor. O valor financiado pelo Governo Estadual é de R$ 50 mil e a contrapartida da Prefeitura é de R$ 40.050,00.
Os cursos são gratuitos e destinados a todas as pessoas, com pelo menos 16 anos de idade, residentes em Getúlio Vargas, que desejam se capacitar profissionalmente. Há uma preferência para aquelas em situação vulnerável, desempregadas ou sub ocupadas.
Por meio do programa RS Qualificação, uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, são oferecidas 40 vagas para o curso de Empreendedorismo (40h), que inicia no dia 21 de junho e será desenvolvido no Centro Universitário Ideau. Há também 15 vagas para o Curso de Instalação Elétrica (80 horas), que inicia em julho e será desenvolvido parcialmente na Prefeitura e a parte prática no Senai em Erechim. Além disso, há 30 vagas para o curso de Soldagem Mag (60 horas), que terá início em outubro, sendo 15 vagas no turno da tarde e 15 vagas no turno da noite. Este curso será oferecido na unidade móvel do Senai, que estará estacionada no pátio da Prefeitura.
Para se inscrever, os candidatos devem se dirigir pessoalmente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, no Centro Administrativo, com os seguintes documentos: cópia da Carteira de Trabalho; cópia do RG ou documento com igual validade (CNH, carteira profissional); cópia do CPF; comprovante de residência; comprovante de renda, caso tenha; e Comprovante de escolaridade. As inscrições devem ser feitas a partir desta segunda-feira, dia 6 de maio.
Os cursos oferecidos através do programa RS Qualificação contam com investimento do Governo do Estado e contrapartida do Município de Getúlio Vargas. Juntos, eles atuam para qualificar e/ou requalificar profissionalmente pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, desemprego e/ou sub ocupação. O objetivo dessa medida é preencher as vagas de empregos disponíveis no mercado de trabalho do município.
Comments