Prefeitura de Estação cria espaços de escuta e apoio emocional para a comunidade
- Andrei Nardi

- 17 de jul.
- 1 min de leitura
Encontros abertos ocorrerão às terças e quintas na UBS II, como parte de uma mobilização que inclui capacitação de equipes e suporte de psicólogos nas escolas
A Prefeitura de Estação, por meio das equipes de Saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) I e II, promoverá espaços de escuta e apoio emocional abertos a toda a comunidade. A iniciativa faz parte de uma ampla mobilização para oferecer suporte psicossocial e cuidados em saúde mental à população.
Os encontros, coordenados por psicólogas, ocorrerão na Sala de Reuniões da UBS II. As primeiras sessões estão marcadas para a próxima terça-feira, 22 de julho, às 9h30, e quinta-feira, 24 de julho, às 14h, e seguirão com frequência semanal nesses mesmos horários.
Capacitação técnica e planejamento
Para garantir um acolhimento qualificado e humanizado, as equipes de saúde municipais passaram por uma capacitação em Primeiros Cuidados Psicológicos. Além disso, foram realizadas reuniões intersetoriais com a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde e encontros com psicólogas do Conselho Regional de Psicologia (CRP), especialistas em emergências e desastres, para fortalecer a atuação técnica e construir estratégias conjuntas.
As equipes também estão realizando reuniões internas para o planejamento de futuras ações voltadas à prevenção e promoção da saúde mental na comunidade.
Suporte contínuo e atendimento nas escolas
A prefeitura salienta que as Unidades Básicas de Saúde seguem com suas equipes à disposição diariamente para o acolhimento psicossocial da população.
Paralelamente, psicólogos voluntários estão presentes nas escolas municipais e na escola estadual do município, oferecendo suporte emocional direto à comunidade escolar, incluindo alunos, familiares e profissionais da educação.










