Prefeitura de Estação abre inscrições para curso de aproveitamento integral de alimentos
- Andrei Nardi

- 10 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Formação ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de outubro e visa ensinar técnicas para reduzir o desperdício de alimentos
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Estação anunciou a abertura das inscrições para o curso de aproveitamento integral de alimentos. As aulas ocorrerão nos dias 21, 22 e 23 de outubro, sob a instrução de Nadieli Bogoni. O curso tem como objetivo ensinar técnicas para evitar o desperdício de alimentos, utilizando-os de forma completa.
As inscrições podem ser realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Estação. A iniciativa é organizada pela Prefeitura em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (SENAR-RS) e o Sindicato Rural de Getúlio Vargas.
O aproveitamento integral de alimentos é uma estratégia que consiste em utilizar todo o alimento, inclusive as partes não convencionais, como cascas, talos, folhas, sementes e flores.
Esta prática tem vários benefícios, entre eles:
Melhora o consumo nutricional
Diminui a produção de lixo e gases poluentes
Reduz os gastos financeiros com alimentação
É uma forma sustentável e acessível de lidar com o alimento
Algumas partes do alimento que podem ser aproveitadas são:
Cascas de batata, pepino, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga, abóbora, banana, laranja, tangerina, mamão, abacaxi, maçã e melancia
Talos de salsa, brócolis, couve-flor, agrião, beterraba e espinafre
Folhas de cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete
As partes não convencionais dos alimentos podem ser utilizadas em preparações culinárias como geleias, tortas, sucos, doces, bolos, caldos, molhos, sopas e pães.










