Prefeitura de Centenário adota ovitrampas para monitoramento do Aedes aegypti
- Andrei Nardi

- 13 de fev. de 2025
- 1 min de leitura
Armadilhas de oviposição são instaladas em 50 pontos para controle e avaliação da infestação no município
A Prefeitura de Centenário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor de Vigilância Sanitária e Ambiental, implantou o uso de ovitrampas como método de vigilância do Aedes aegypti e Aedes albopictus. As armadilhas de oviposição têm como objetivo monitorar a densidade populacional do mosquito em áreas infestadas e avaliar a efetividade das ações de controle vetorial.
Instaladas mensalmente em 50 pontos do perímetro urbano, distribuídos entre residências e comércios, as ovitrampas permanecem no local por cinco dias. Após esse período, elas são recolhidas para a contagem da quantidade de ovos coletados, permitindo um cálculo mais detalhado do índice de infestação no município.
Segundo o setor responsável, as ovitrampas também podem funcionar como método complementar para a redução populacional do mosquito, ao “sequestrar” ovos do ambiente. A iniciativa integra o conjunto de ações já realizadas para reforçar o controle vetorial e a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.










