top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitos da AMAU participam de reunião virtual sobre recursos do Fundo a Fundo

A Coordenadoria trouxe informações relevantes para sanar as dúvidas dos prefeitos em relação à utilização dos recursos para desastres naturais causados pelas fortes chuvas do ano passado

 

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) participaram de uma reunião virtual na manhã desta quarta-feira (25) com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre os recursos destinados aos municípios na modalidade 'Fundo a Fundo'. A reunião contou com a presença do Coronel Marcus Vinicius, Subchefe da Casa Militar, e membros da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

A Coordenadoria trouxe informações relevantes para sanar as dúvidas dos prefeitos em relação à utilização dos recursos para desastres naturais causados pelas fortes chuvas do ano passado.

O presidente da AMAU, Josiel Griseli, prefeito de Ponte Preta, participou da reunião e levantou algumas questões. Ele perguntou sobre os municípios que tiveram o decreto de situação de emergência aceito e ainda não receberam os recursos, e também sobre os problemas causados pelas chuvas, onde os municípios usaram suas máquinas para desobstruir vias antes de terem seus pedidos aceitos pela Defesa Civil do Estado, se receberão por isso ou não.

Segundo Josiel, a reunião foi importante para orientar os municípios que ainda não receberam os recursos a acessá-los o mais rápido possível, uma vez que a arrecadação diminuiu, o que dificulta a gestão municipal.

O Coronel Marcus Vinicius afirmou que é possível ter acesso aos recursos, mesmo para eventos climáticos que não constam no Formulário de Informação de Desastres. Será necessária uma nova vistoria, onde o responsável irá comprovar e relatar para a Defesa Civil esses problemas. Para os casos em que não for possível, existem secretarias estaduais que podem disponibilizar recursos. O objetivo é desburocratizar os processos para que os recursos sejam liberados o mais rápido possível.

A AMAU está levantando informações sobre os municípios que ainda não receberam os recursos do Fundo a Fundo, para entender o motivo e encaminhar novamente o pedido para a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page