Prazo para quitar IPVA atrasado com até 90% de desconto termina dia 15
- Andrei Nardi

- há 2 horas
- 1 min de leitura
Programa Acordo Gaúcho oferece redução de juros e multas para contribuintes com dívidas em cobrança judicial há mais de dois anos
Contribuintes do Rio Grande do Sul com dívidas de IPVA inscritas em dívida ativa há mais de dois anos têm até o dia 15 de dezembro (segunda-feira) para regularizar a situação com descontos. O programa estadual "Acordo Gaúcho" oferece redução de até 90% nas multas e 50% nos juros para pagamentos à vista.
Também é possível parcelar o débito em até 12 vezes. Nessa modalidade, o abatimento pode chegar a 70% nas multas e 30% nos juros. O valor principal do imposto permanece inalterado.
Quem pode participar
A adesão é permitida para pessoas físicas ou jurídicas que possuem débitos de IPVA vencidos até 2023 e que estejam em cobrança judicial (dívida ativa) há mais de dois anos. O limite para a negociação é de R$ 145 mil por CPF ou CNPJ.
O procedimento é realizado de forma online pelo site da Receita Estadual:
Pessoas Físicas: Portal da Pessoa Física da Receita Estadual.
Pessoas Jurídicas: Portal e-CAC da Receita Estadual.
Até a última sexta-feira (05), o programa já havia regularizado mais de R$ 5,3 milhões em pendências de pelo menos 1.122 contribuintes.
Destinação dos Recursos
Metade do valor arrecadado com o IPVA é destinada ao governo estadual e a outra metade é repassada às prefeituras dos municípios onde os veículos foram emplacados. Os recursos são utilizados na manutenção de serviços públicos e conservação de rodovias.










