Prazo para acumular notas com CPF para desconto no IPVA 2026 termina em 31 de outubro
- Andrei Nardi

- 23 de out.
- 1 min de leitura
Benefício do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) pode reduzir o valor do imposto em até 5%; é preciso estar cadastrado no programa
Proprietários de veículos registrados no Rio Grande do Sul têm até o dia 31 de outubro para acumular notas fiscais com CPF e garantir o desconto de Bom Cidadão no IPVA 2026. O período de acúmulo considerado vai de 1º de novembro de 2024 até 31 de outubro de 2025.
O benefício pode conceder até 5% de redução no valor do imposto, dependendo da quantidade de notas. Conforme a Secretaria da Fazenda (Sefaz), mais de 1,5 milhão de veículos foram beneficiados no IPVA 2025 com essa modalidade.
Como funciona o desconto
A redução no valor do imposto é aplicada por faixas de acúmulo de notas:
1% de desconto: 51 a 99 notas fiscais com CPF
3% de desconto: 100 a 149 notas fiscais com CPF
5% de desconto: 150 ou mais notas fiscais com CPF
Para ter direito ao desconto, o proprietário deve estar cadastrado no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e quitar o IPVA 2026 dentro do prazo de vencimento, seja em cota única ou parcelado.
O programa NFG
O NFG é um programa da Receita Estadual que incentiva a inclusão do CPF nas notas fiscais. Ao se cadastrar, o cidadão também pode indicar até cinco entidades sociais (das áreas de assistência social, educação, saúde e proteção animal) para receberem repasses do governo. O cadastro pode ser feito pelo site do Nota Fiscal Gaúcha.









