top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia intervém em confronto entre grupos indígenas por disputa de liderança no RS

Disputa pelo cacicado causa confronto armado na Terra Indígena do Carreteiro, em Água Santa

 

Na manhã de 22 de setembro, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia de Choque, interveio em um confronto entre grupos indígenas rivais na Terra Indígena do Carreteiro, em Água Santa. O conflito, que começou por volta das 6h, envolveu uma disputa de poder pelo cacicado local.

Ação da polícia

A intervenção ocorreu após relatos de tiros vindos da aldeia. Ao chegarem, os policiais encontraram o principal acesso bloqueado por uma árvore, o que dificultou a entrada. Após ultrapassarem a barreira, o pelotão de 34 agentes identificou cerca de 200 indígenas, apoiadores do cacique, dentro de um pavilhão, sendo alvo de disparos de fogo realizados pelo grupo rival.

Durante o confronto, mulheres e crianças foram colocadas como barreira de proteção, dificultando a aproximação da polícia. Apesar da tensão, foram registrados danos a instalações públicas e apreendidos diversos estojos de munição, entre eles 12 estojos de calibre .38, 13 de calibre .22, 330 de calibre 12 e duas munições intactas de calibre 12.

Conflito pelo cacicado

A disputa interna na aldeia é motivada por um conflito de poder entre apoiadores e opositores do cacique em exercício. A Brigada Militar permanece na área para garantir a manutenção da ordem e segurança dos moradores da Terra Indígena.

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page