Disputa pelo cacicado causa confronto armado na Terra Indígena do Carreteiro, em Água Santa
Na manhã de 22 de setembro, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia de Choque, interveio em um confronto entre grupos indígenas rivais na Terra Indígena do Carreteiro, em Água Santa. O conflito, que começou por volta das 6h, envolveu uma disputa de poder pelo cacicado local.
Ação da polícia
A intervenção ocorreu após relatos de tiros vindos da aldeia. Ao chegarem, os policiais encontraram o principal acesso bloqueado por uma árvore, o que dificultou a entrada. Após ultrapassarem a barreira, o pelotão de 34 agentes identificou cerca de 200 indígenas, apoiadores do cacique, dentro de um pavilhão, sendo alvo de disparos de fogo realizados pelo grupo rival.
Durante o confronto, mulheres e crianças foram colocadas como barreira de proteção, dificultando a aproximação da polícia. Apesar da tensão, foram registrados danos a instalações públicas e apreendidos diversos estojos de munição, entre eles 12 estojos de calibre .38, 13 de calibre .22, 330 de calibre 12 e duas munições intactas de calibre 12.
Conflito pelo cacicado
A disputa interna na aldeia é motivada por um conflito de poder entre apoiadores e opositores do cacique em exercício. A Brigada Militar permanece na área para garantir a manutenção da ordem e segurança dos moradores da Terra Indígena.
Comments