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Plataforma consumidor.gov.br já solucionou 80% das reclamações registradas

Ferramenta criada pela Senacon em 2014 ajuda brasileiros a resolver problemas com empresas pela internet

 

A plataforma consumidor.gov.br se consolidou como uma ferramenta eficaz para os brasileiros resolverem problemas com empresas de forma rápida, registrando mais de 8 milhões de reclamações desde sua criação em 2014.

Como funciona a plataforma

Criada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, a plataforma permite que os consumidores registrem suas reclamações e acompanhem o processo de resolução diretamente pela internet. Cerca de 80% dos casos são solucionados apenas com a negociação direta entre consumidores e empresas.

Como registrar uma reclamação

Para utilizar o consumidor.gov.br, o consumidor deve acessar a plataforma pelo computador ou celular com internet, registrar a queixa e negociar diretamente com a empresa. Todo o acompanhamento do caso é feito online, facilitando a comunicação e a solução de conflitos.

Desafios na divulgação

Apesar do alto índice de resolução de casos, muitas pessoas ainda desconhecem como utilizar a plataforma. A Senacon continua a trabalhar para ampliar o acesso e o conhecimento sobre essa ferramenta essencial para a defesa dos direitos do consumidor no Brasil.

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