Condições climáticas favoráveis beneficiam lavouras, e Emater/RS-Ascar divulga informações sobre soja, milho, pepino e pêssego
O plantio da soja na Safra de Verão atingiu 98% da área planejada, conforme divulgado pelo Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), nesta quinta-feira (04/01). A fase predominante é a de desenvolvimento vegetativo, com 8% das áreas em floração. O texto ressalta que, embora em grande parte do território gaúcho o plantio da soja esteja concluído, ainda existem áreas destinadas a cultivos subsequentes a tabaco, milho e terras baixas na Metade Sul do Estado.
As condições climáticas favoráveis, marcadas por períodos prolongados de insolação e temperaturas diurnas moderadas, beneficiaram significativamente as lavouras. Isso permitiu a execução da pulverização de herbicidas para controle de plantas invasoras em pós-emergência, além da continuidade das aplicações preventivas de fungicidas, devido à identificação regular de esporos do fungo responsável pela ferrugem asiática.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, o plantio da soja está estabilizado em 95% da área, com conclusão prevista para meados de janeiro. Atualmente, 80% das lavouras encontram-se em estágio vegetativo, e 20% em floração. O clima ensolarado e temperaturas amenas propiciaram o pleno desenvolvimento das lavouras, mesmo que o porte seja considerado menor em comparação a anos anteriores.
Milho: Semeadura atinge 92% da área; colheita em andamento
A semeadura do milho alcançou 92% da área projetada para a Safra de Verão, e a colheita do grão está iniciando de maneira favorável. Até o momento, 5% da área cultivada com milho no Estado foi colhida. Os rendimentos continuam heterogêneos, com parcelas preservando o potencial inicial, enquanto outras apresentam decréscimos devido a pragas, doenças ou danos decorrentes de polinização deficiente.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, as perdas de produtividade aumentaram devido às chuvas excessivas durante a polinização, resultando em espigas pequenas e com falhas na formação dos grãos. O empalhamento insuficiente e as chuvas durante a maturação ocasionaram uma considerável proporção de grãos ardidos, afetando a qualidade. O vendaval no final de 2023 provocou o acamamento de muitas lavouras, resultando em uma expectativa de perda na produtividade estimada em aproximadamente 20%.
Olerícolas e Frutícolas: Condições climáticas afetam produção
Pepino: Colheita da 1ª safra praticamente encerrada
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade, a colheita da 1ª safra de pepino está praticamente encerrada. As condições climáticas, especialmente os altos índices pluviométricos, impactaram significativamente as lavouras a campo, resultando em diferenças de produção em comparação com os cultivos protegidos. Produtores já se preparam para o plantio das áreas de safrinha.
Pêssego: Colheita de cultivares tardias apresenta desafios
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, a colheita de cultivares tardias de pêssego começou atrasada, com frutas de calibre mediano e coloração razoável. Pragas, especialmente mosca-das-frutas, e doenças como podridão-parda afetaram as lavouras. Em Roca Sales, a produtividade inicialmente prevista de 15 t/ha sofreu redução estimada de 40% a 50% devido ao pouco frio no inverno de 2023. A safra das variedades mais precoces já se encerrou, e a expectativa de perda na produtividade é de aproximadamente 20%.
Comentários