Pix parcelado começa a funcionar em setembro; saiba como parcelar seus pagamentos
- Andrei Nardi
- 11 de ago.
- 2 min de leitura
Nova modalidade permitirá parcelar compras com crédito, mas lojista receberá valor à vista; outras ferramentas, como Pix em garantia e mais segurança, também serão lançadas
A partir de setembro, os brasileiros poderão contar com uma nova modalidade de pagamento: o Pix parcelado. A funcionalidade, anunciada pelo Banco Central do Brasil (Bacen), permitirá que consumidores contratem uma linha de crédito para dividir o valor de uma transação, enquanto o lojista recebe o montante total de forma imediata. A medida é a principal de um pacote de inovações que também inclui o Pix em garantia e mais ferramentas de segurança.
Como vai funcionar o Pix Parcelado
A ferramenta permitirá que o pagador contrate um crédito para dividir o valor de uma transação em parcelas, de maneira semelhante ao parcelamento com juros do cartão de crédito. No entanto, o recebedor receberá o valor total da operação de forma imediata, possibilitando maior liquidez para os comerciantes. O objetivo é estimular o uso do Pix para a aquisição de bens e serviços de maior valor.
Outras novidades no sistema
O Banco Central também planeja lançar outras ferramentas para empresas e para a segurança dos usuários. Com lançamento previsto para 2026, o Pix em garantia permitirá que empresas utilizem seus recebíveis futuros do Pix como garantia em operações de crédito, facilitando o acesso a financiamentos com taxas de juros mais baixas.
Para a segurança, a partir de 1º de outubro, entrará em vigor o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que permitirá contestar transações fraudulentas diretamente pelo aplicativo do banco. Além disso, os comprovantes de agendamento e pagamento do Pix passarão a ter ícones visuais distintos (relógio para agendamento, check para pagamento) para combater golpes.
