Nova modalidade permite agendamentos mensais automáticos de pagamento
Nesta segunda-feira (28), entrou em vigor a obrigatoriedade do Pix Agendado Recorrente, funcionalidade que permite aos usuários agendar pagamentos de mesmo valor de forma mensal e automática. A medida foi determinada pelo Banco Central (BC) em resolução publicada em dezembro de 2023 e atualizada em julho deste ano.
Com o Pix Agendado Recorrente, pessoas físicas e jurídicas (CNPJ) podem programar transferências que serão realizadas automaticamente sempre no mesmo dia de cada mês. A funcionalidade é especialmente útil para autônomos e empresas, que agora podem receber pagamentos recorrentes de forma facilitada.
Anteriormente, o Pix Agendado Recorrente era opcional nas instituições bancárias. Agora, com a medida do BC, todos os bancos e instituições financeiras são obrigados a oferecer o serviço. Para programar um Pix recorrente, o usuário deve inserir os dados de pagamento no momento do cadastro da recorrência. Como funciona o PIX Agendado Recorrente
No PIX Agendado Recorrente, cabe ao próprio usuário pagador fornecer as informações de pagamento na hora de cadastrar a recorrência.
Assim, é importante ter atenção:
à chave PIX cadastrada
aos dados da pessoa ou CNPJ a receber os valores
ao valor cadastrado para a recorrência
à data escolhida para que os pagamentos sejam feitos
A checagem de todos esses dados antes de concluir o cadastramento do PIX Agendado Recorrente diminui as chances de erro e outros problemas com os pagamentos.
Essa modalidade funciona de forma um pouco diferente do que será o PIX Automático — previsto pelo BC para 16 de junho de 2025.
O PIX Automático também será usado em cobranças recorrentes, mas apenas com pagamentos vinculados à CNPJs para serviços como contas de água e luz, mensalidades escolares, condomínios e parcelamento de empréstimos, por exemplo — como hoje já acontece no débito automático.
Diferentemente do PIX Agendado Recorrente, no PIX Automático é a própria empresa quem fornecerá os dados para a cobrança recorrente e caberá ao cliente autorizar os pagamentos, por meio de celular ou computador.
Commenti