top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Peça teatral que incentiva as crianças a cuidarem da água acontece em Ipiranga do Sul

No dia 1º de julho a Prefeitura de Ipiranga do Sul, por meio da Secretaria da Educação, promove atividade multidisciplinar sobre o meio ambiente com os estudantes do município.


Na oportunidade, acontecerá a apresentação da Peça Teatral O RIO, com o grupo Luz e Cena. A atividade será no ginásio no turno da manhã às 10h30 e no turno da tarde às 13h30.


Sobre a peça


Um rio…um rio por onde chegaram os imigrantes, um rio limpo de águas cristalinas, onde as lavadeiras lavavam roupas, os pescadores enchiam os baldes com seus peixes e as pessoas saciavam a sua sede. Mas o que houve com a água deste rio que era abundante, limpa e cheia de vida? Como estará este rio no futuro?


Nossa história começa no ano de 2047, época em que a água já é um produto raro e extremamente escasso. O poderoso Doutor Phisicus Acuoso detém o poder, pois é o dono dos últimos lençóis de água potável existentes e proíbe qualquer pesquisa para a obtenção de novas fontes de água, sem a sua prévia autorização. Isso porque ele vende a sua água a peso de ouro para a população. Mas nem tudo está perdido….!! Secretamente, em um laboratório, o professor Quimicus e seu fiel ajudante Aquarius desenvolvem duas novas pesquisas: A Primeira, sobre tratamentos especiais para água! A segunda, Professor Quimucus acaba de concluir a MÁQUINA DO TEMPO…… será que ela vai funcionar?


O Rio é um espetáculo musical, divertido e encantador que desperta na criança a conscientização de que a água é um bem finito e, portanto, deve ser preservada.


Teatro Luz & Cena


O Teatro Luz e Cena foi fundado em 1978 na cidade de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul. Inicialmente como um grupo de teatro vinculado ao departamento cultural da sociedade Aliança de Hamburgo Velho e logo em seguida como um grupo autônomo e independente, desenvolvendo um trabalho de formação e capacitação de jovens atores, atrizes e técnicos, produzindo espetáculos direcionados ao público infantil e adulto, passou a atuar junto à escolas, prefeituras, empresas e outras entidades comunitárias como meio de captar recursos para manter-se e investir em novas produções e equipamentos.


Em 1999 tornou-se uma associação, adotando um sistema cooperativo de gestão, agregando profissionais autônomos que trabalham na formação de jovens, elaboração de figurinos e cenários, criação de texto para esquetes, performances e peças, bem como ensaios, produção e divulgação do trabalho realizado pelo grupo.


Hoje a Associação Teatro Luz & Cena atua em mais de 200 cidades do Rio Grande Do Sul e também em outros estados do Brasil, apresentando espetáculos, esquetes e performances teatrais envolvendo diretamente uma equipe de 18 profissionais e vários outros indiretamente. Em 2010, através de edital, passou a fazer parte da 1ª rede de cultura e saúde do Brasil a partir de um acordo de cooperação entre o Grupo Hospitalar Conceição, Ministério da Saúde e Ministério da Cultura fazendo a interface entre cultura e a saúde, através da linguagem teatral.

VEJA TAMBÉM

bottom of page