A comissão estadual do evento também definiu a homenagem ao centenário de Jayme Caetano Braun, poeta e folclorista missioneiro
A comissão estadual dos Festejos Farroupilhas realizou, nesta quarta-feira (21), sua primeira reunião do ano, na qual anunciou o cantor e compositor missioneiro Pedro Ortaça como o patrono da festa em 2024. Ortaça é um dos principais nomes da música regional gaúcha, com mais de 50 anos de carreira e 30 discos gravados.
A comissão também definiu a temática para o evento, que será celebrado em todo o estado a partir de agosto, com o acendimento da Chama Crioula em Alegrete. O tema escolhido foi o centenário de nascimento de Jayme Caetano Braun, poeta e folclorista missioneiro, autor de obras como “Bochincho”, “Payador, Pampa e Guitarra” e “Gaudêncio Sete Luas”.
Os Festejos Farroupilhas são uma tradição que remonta à Revolução Farroupilha, ocorrida entre 1835 e 1845, quando os gaúchos lutaram pela independência do Rio Grande do Sul. Durante o mês de setembro, diversas atividades culturais, artísticas e cívicas são realizadas em todo o estado, culminando no desfile de 20 de Setembro, Dia do Gaúcho.
Em 2023, os Festejos Farroupilhas tiveram como tema “Centenário da Revolução de 1923”, e Maria Luiza Benitez como patrona. No ano anterior, o tema foi “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, e o patrono foi Adair de Freitas.
Em nota, a comissão afirmou que pretende valorizar os eventos do interior, além do desfile na capital, com visitas do patrono e do homenageado às principais cidades, organizando palestras, atividades em escolas e outras ações culturais. A comissão também informou que está trabalhando na criação de um site para divulgar a programação dos Festejos Farroupilhas em todo o estado, bem como na articulação com o governo e as prefeituras para tornar o evento um atrativo turístico.
Comments