Pedágios da EGR adotam nova tecnologia de reconhecimento óptico de placas
- Andrei Nardi
- 9 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Sistema com câmeras OCR permitirá maior agilidade e segurança no controle e cobrança dos pedágios
A partir deste sábado (12), todas as dez praças de pedágio operadas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) contarão com a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), que realiza o reconhecimento óptico de caracteres das placas de veículos. A inovação tem como objetivo agilizar a passagem e melhorar o controle de veículos.
Tecnologia em operação
O novo sistema, que passou por testes rigorosos, utiliza câmeras de alta resolução para capturar imagens das placas dos veículos, que são então processadas por um software especializado. Esse software identifica os caracteres e os converte em dados digitais para o controle de cobrança, facilitando a operação nas cancelas. Segundo Andrei Kieling, chefe do centro de controle de arrecadação da EGR, o sistema vem sendo desenvolvido desde abril de 2024. “Com essa informação, é possível liberar instantaneamente a passagem dos veículos cadastrados, além de identificar aqueles que não pagaram o pedágio, permitindo a cobrança posterior”, explica.
Benefícios para o monitoramento e fiscalização
De acordo com Tiago Oliveira, gerente operacional da EGR, a nova tecnologia também aprimora o monitoramento de tráfego e a fiscalização. Além disso, possibilita a identificação imediata dos veículos. Nas praças onde há moradores isentos de cobrança, estes poderão utilizar as pistas com Identificação Automática de Veículos (AVI), sem necessidade de parar nas cancelas manuais.
Maior eficiência e automação
O diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, destaca que o novo sistema reduz o tempo de espera e facilita a automação do processo de cobrança. “Isso torna a passagem pelos pedágios mais prática e rápida, além de aumentar o controle e a identificação de veículos, contribuindo para um ambiente mais seguro nas rodovias”, afirmou.
Manutenção e atualização das tags e placas
Daniel Heinen, gerente de TI da EGR, alerta para a importância de manter as tags e placas dos veículos em boas condições. Ele explica que, caso a leitura do sinal da tag não seja possível, o sistema OCR fará a associação da placa lida, garantindo a correta identificação do veículo.
Pistas AVI para veículos com tag
Além de atender aos veículos isentos, o novo sistema visa reduzir paradas para quem utiliza tags de cobrança automática. A EGR oferece pistas AVI em todas as suas praças de pedágio, onde um chip instalado no para-brisa é lido automaticamente, permitindo que o veículo passe sem parar nas cabines de cobrança manual.
Comments