Evento contará com 413 empreendimentos de 181 municípios, destacando crescimento na participação de mulheres e jovens empreendedores
O Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) comemorará seus 25 anos de criação na 47ª Expointer, que ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro, com um número recorde de 413 empreendimentos ocupando o espaço, um aumento significativo em relação aos 372 expositores do ano passado. Ao todo, 181 municípios estarão representados no evento.
Este ano, o número de empreendimentos liderados por mulheres cresceu de 148 para 216, e a participação de jovens líderes também aumentou, com 125 jovens à frente de empresas, em comparação aos 87 do ano passado. Além disso, o pavilhão contará com 73 expositores estreantes.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, o aumento no número de expositores reflete a importância da feira para os empreendedores familiares, destacando a Expointer como o principal evento de comercialização do ano para muitas dessas famílias.
As agroindústrias presentes são participantes do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O pavilhão exibirá uma variedade de produtos, incluindo flores, plantas, artesanato indígena das etnias Mbyá-Guarani, Kaingang e Xokleng, produtos artesanais de comunidades quilombolas gaúchas e produtos orgânicos de 38 agroindústrias.
O PAF também oferecerá uma praça de alimentação com sete cozinhas ligadas às agroindústrias familiares, onde o público poderá degustar pratos variados feitos com produtos da agricultura familiar, celebrando as tradições e costumes das diversas etnias rurais do Estado.
Entre os produtos expostos, destacam-se embutidos, defumados, queijos, laticínios, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel, pescados, derivados da cana-de-açúcar, farinhas, vinhos, espumantes, cachaças, sucos, temperos, frutas desidratadas, ovos, licores, erva-mate, grãos e cervejas artesanais. O artesanato incluirá itens feitos com lã, fibras vegetais, couro, madeira, porongos e artigos de cutelaria tradicional gaúcha, enquanto os produtores de plantas e flores apresentarão suculentas, orquídeas, bromélias, cactos e sementes crioulas.
O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado por uma comissão composta pela SDR, Emater/RS-Ascar, Fetag/RS, Fetraf/RS, Via Campesina e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Comments