Novo contrato permitirá a reativação gradual dos equipamentos após aumento de acidentes; Passo Fundo registra alta nos sinistros desde a retirada dos radares
A BR-285, no Rio Grande do Sul , terá parte de seus 41 controladores de velocidade reativados a partir de setembro, após a retirada dos equipamentos em junho devido ao término do contrato entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a empresa responsável pela instalação. Um novo contrato foi firmado, e a operação será retomada de forma escalonada ao longo de 12 meses, começando na segunda quinzena de setembro.
Dos 41 pontos de controle anteriores, 40 serão mantidos, com a adição de quatro novos locais. O Dnit está realizando estudos para definir a melhor alocação dos radares, visando à segurança dos usuários.
Em Passo Fundo, a retirada dos controladores resultou em um aumento no número de acidentes nos acessos aos bairros Zacchia, Vera Cruz, São José e na Avenida Brasil. Segundo Rodrigo Calegari, chefe da 8ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os radares são essenciais para reduzir a velocidade dos veículos no perímetro urbano e, consequentemente, a ocorrência de sinistros. A PRF avalia como urgente a reativação dos equipamentos para melhorar o controle do fluxo de veículos.
Comentários