Palestra em Getúlio Vargas aborda intervenção em risco de suicídio
- Andrei Nardi

- 26 de ago.
- 1 min de leitura
Evento integra campanha nacional do Setembro Amarelo, que visa a conscientização sobre um problema que, segundo a OMS, resulta em mais de 700 mil mortes por ano no mundo
Dentro da mobilização nacional do Setembro Amarelo, a Prefeitura de Getúlio Vargas promoverá no dia 1º de setembro uma palestra com o tema "Acolher, Avaliar, Agir: Intervenção Inicial no Risco de Suicídio". A ação, organizada pela Secretaria de Saúde e Assistência Social e pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), será realizada às 15h, no Salão de Atos da Prefeitura, com entrada aberta à comunidade.
A palestra será conduzida pela psicóloga Juliana Polesello e busca fortalecer as ferramentas da comunidade para lidar com a prevenção ao suicídio, um tema central da campanha.
A importância do Setembro Amarelo
Iniciada no Brasil em 2014, a campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio. A escolha do mês se deve ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano em todo o mundo. No Brasil, conforme aponta o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, os registros se aproximam de 14 mil casos anuais, o que representa uma média de 38 mortes por dia. A campanha enfatiza que a prevenção é possível na maioria dos casos e que a informação é uma ferramenta fundamental para salvar vidas.









