top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Outono começa neste domingo; veja como será a estação no Rio Grande do Sul


O outono começa neste domingo (20), às 12h33min do horário de Brasília. O primeiro dia da estação que marca a transição do verão para o inverno já antecipa o clima mais ameno que o período reserva. Em Porto Alegre, a temperatura máxima prevista é de 22ºC, enquanto em cidades da Serra, como Caxias do Sul e Gramado, a temperatura deve chegar a 20ºC.


De acordo com a Climatempo, os primeiros dias do outono serão com temperatura mais baixas do que nesta semana, após a passagem de uma frente fria e entrada do ar frio no Estado. Na Serra, as máximas devem ficar entre 16ºC e 20°C pelo menos até quarta-feira (23). Entretanto, na segunda metade da primeira semana da estação, volta a esquentar.


Durante o outono, o fenômeno La Niña, responsável pelo resfriamento das águas do Pacífico, segue ativo no Rio Grande do Sul, embora deva perder a força gradativamente até o inverno. Por conta disso, as chuvas deverão permanecer abaixo da média. Durante o período, as regiões da Fronteira Oeste e do Noroeste devem ser as mais afetadas, com precipitações abaixo do esperado para os três meses.


Segundo Simone Ferraz, coordenadora do Grupo de Clima da Universidade Federal de Santa Maria, com a sequência de dias de chuva em março, o mês deve fechar com precipitação acima do normal, entre 10 e 50 milímetros em praticamente todo o Estado, com exceção da região Sudoeste que ficou na média. No entanto. para o mês de abril, as condições mudam e o período de estiagem deve retornar, com precipitações abaixo normal em praticamente todo o Estado.

"E aí, novamente para o mês de maio, teremos precipitações dentro da média em quase todo o Estado, exceto na região Nordeste, Norte e Nordeste. Então a gente vê que nessa região Nordeste e Norte, na soma dos três meses, a gente vai ter ainda um período mais seco, então isso pode influenciar essas culturas que são semeadas ali no outono, vai ter um pouco de falta de água ainda nesta região", alerta a especialista.

Temperaturas


Os modelos meteorológicos indicam, até o momento, um outono típico, com temperaturas dentro da média para esta época do ano. Segundo a Climatempo, em abril as temperaturas ficam entre 14ºC e 16ºC, enquanto em maio pode haver temperaturas ligeiramente mais altas que o normal na região de Uruguaiana, Campanha e Extremo Sul do Estado, entre 1ºC e 2°C acima da média. Em junho, o frio fica dentro da normalidade, na média de 12º a 14ºC.

"Tudo isso também se deve à finalização do fenômeno La Niña, ele começa a afetar menos o Estado e o que a gente observa é que vai ocorrer o que já tem ocorrido nas últimas semanas, com mais frente frias passando pelo Estado. Aí, já é um fenômeno conhecido: um pouquinho antes da frente fria, a gente tem uma frente quente, então aquece um pouco, chove e esfria", antecipa Simone.

Eventos de geada e de nevoeiros também já poderão ser registrados durante o outono, sobretudo a partir de maio. Os nevoeiros devem ocorrer principalmente na área Central, enquanto a geada deve acontecer com mais frequência na serra gaúcha.


Fonte: GZH

VEJA TAMBÉM

bottom of page