top of page

OMS confirma primeira morte por gripe aviária no mundo, na China

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 14 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a primeira morte por gripe aviária no mundo. A vítima era uma mulher de 56 anos que residia na província de Guangdong, na China. Ela começou a apresentar sintomas em 22 de fevereiro, precisou ser hospitalizada em razão de uma pneumonia grave no dia 3 de março e morreu no dia 16 do mesmo mês. O governo chinês confirmou que a paciente foi infectada pelo vírus H3N8, causador da gripe aviária.


A mulher tinha comorbidades e histórico de exposição a aves vivas antes do início dos sintomas da doença, além de contato com pássaros selvagens dentro de casa. O caso foi detectado pelo sistema de vigilância de infecções respiratórias agudas graves. A OMS informou que apenas três casos de gripe aviária foram identificados em humanos em todo o mundo, todos na China.


A organização ressaltou que o vírus não parece ter a capacidade de se espalhar facilmente de pessoa para pessoa e que o risco de disseminação entre humanos em níveis nacional, regional e internacional é considerado baixo. No entanto, a OMS enfatizou a importância da vigilância global para detectar alterações virológicas, epidemiológicas e clínicas associadas aos vírus influenza circulantes, devido à natureza de constante evolução desses vírus.


Os vírus da gripe aviária são comumente detectados em animais em todo o mundo, especialmente em aves, causando pouco ou nenhum sinal de adoecimento em pássaros domésticos e selvagens. A transmissão entre espécies do H3N8 foi reportada em diversos mamíferos, incluindo cães e cavalos.


No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou uma portaria que suspende, em todo o território nacional, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves como medida preventiva contra o risco de ingresso e disseminação de casos de gripe aviária no país. A medida tem validade inicial de 90 dias e foi tomada em janeiro, após nota técnica da pasta alertar para a necessidade de adoção de medidas preventivas contra a gripe aviária devido ao aumento de notificação de casos em diversos países. Na ocasião, o governo federal determinou o aumento das atividades de vigilância sanitária nos estabelecimentos avícolas por parte de órgãos estaduais de vigilância sanitária animal.

Divulgação

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page