OLHO VIVO | 29/10/2025 - Sicredi Sul Minas consolida expansão com 15 agências em MG
- Andrei Nardi

- 30 de out.
- 3 min de leitura
Presidente Euzébio Rodighero detalha crescimento em solo mineiro, que já soma 45 mil associados, e anuncia campanha "Investimento Premiado" rumo aos 45 anos da cooperativa
Em entrevista ao Programa Olho Vivo, da Rádio Sideral, na manhã desta quarta-feira, 29 de outubro, a diretoria da Sicredi Sul Minas RS/MG detalhou o projeto de expansão da cooperativa, que já inaugurou 15 agências em Minas Gerais desde 2019 e projeta mais três unidades para o próximo ano. Liderado pelo presidente Euzébio Rodighero e pelos Gerentes Regionais de Desenvolvimento, Felipe Paze (atuação em MG) e Joviano Antonio Roncalio (atuação no RS), o crescimento baseia-se na solidez da cooperativa no Sul, que permitiu levar o modelo de cooperativismo focado no desenvolvimento regional para 45 municípios mineiros. Na ocasião, também foi detalhada a campanha "Investimento Premiado", que sorteará prêmios, incluindo um Jeep Compass, até maio de 2026.
Do RS para a Serra da Canastra
O projeto de expansão para Minas Gerais iniciou em 2018, com a primeira agência inaugurada em março de 2019, no município de Pimenta. Hoje, a cooperativa já soma 45 mil associados em solo mineiro, atuando principalmente na região da Serra da Canastra.
"Hoje chegamos a quinze agências inauguradas em solo mineiro, na região da Serra da Canastra. Além das agências, temos um escritório de investimento e estamos com três agências já projetadas para o ano que vem", explicou o presidente Euzébio Rodighero.
Segundo o Gerente Regional de Desenvolvimento em Minas Gerais, Felipe Paze, a recepção local foi fundamental para o sucesso do modelo de negócio. "Foi um desafio levar o Sicredi, com mais de 120 anos de história consolidada aqui no Sul, e se apresentar em Minas Gerais. Aos pouquinhos, fomos ganhando essa confiança. O povo mineiro é muito acolhedor e hoje o Sicredi já é uma referência em vários municípios", detalhou Paze.
Ele reforça que o diferencial é levar o modelo de cooperativismo focado no desenvolvimento regional. "O Sicredi não vai lá só para emprestar dinheiro e captar. O Sicredi chega desenvolvendo a região, investindo na cidade, apoiando iniciativas de desenvolvimento e na educação, como o programa União Faz a Vida", afirmou.
Solidez no Sul permitiu expansão
A diretoria foi unânime em afirmar que o crescimento em Minas Gerais só foi possível devido à base sólida construída no Rio Grande do Sul, onde a cooperativa foi fundada em 13 de maio de 1981.
"A expansão só aconteceu por este trabalho realizado que iniciou essa caminhada aqui nesta região", reforçou Rodighero. "Temos muito a agradecer os nossos associados daqui por acreditarem nisso desde o início. A Sul Minas é uma só, independente de estarmos em dois estados", complementou Paze.
Joviano Antonio Roncalio, Gerente Regional de Desenvolvimento no RS, destacou que a confiança do associado é a base dos resultados. "A expansão está nos proporcionando vários benefícios, inclusive para o associado, enquanto custo de crédito e aumento de fontes para empréstimo, já que poderíamos estar encontrando algumas limitações na nossa praça", pontuou.
Campanha sorteará Jeep e dezenas de prêmios
Para celebrar os 45 anos da cooperativa em 2026, foi lançada a campanha "Investimento Premiado". Segundo Roncalio, a adesão é simples: "A partir de R$ 50,00 integralizados em cota capital, que é um patrimônio do próprio associado, ele já participa de toda essa campanha."
A promoção finaliza em 13 de maio de 2026. Entre os prêmios principais que ainda serão sorteados estão cervejeiras (sorteio em 4 de dezembro), dois automóveis Onix (fevereiro) e, no sorteio final, 24 televisores de 65 polegadas e um Jeep Compass.
Cooperativa concorre a prêmio do Banco Central
Ao finalizar a entrevista, o presidente Euzébio Rodighero informou que a Sicredi Sul Minas RS/MG está entre as finalistas de uma premiação nacional. "Estamos entre as 25 melhores cooperativas do Brasil junto ao Banco Central", concluiu.










