OLHO VIVO | 17/12/2021 | Coordenador do SUTRAF Getúlio Vargas, Nilton Scariot
- Andrei Nardi

- 17 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Nesta sexta-feira (17), o coordenador do SUTRAF Getúlio Vargas, Nilton Scariot, falou aos microfones da Rádio Sideral no programa Olho Vivo, para avaliar as ações do ano da Instituição e projetar 2022.
Sutraf Alto Uruguai faz balanço de ações e de perspectivas para 2022
Um momento para avaliar as ações, promover a reflexão e projetar o futuro, foi com esse objetivo que ocorreu nesta quinta-feira, dia 9 de dezembro, a última reunião da coordenação do Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai - Sutraf AU de 2021.
Durante o encontro foram debatidas as ações realizadas ao longo do ano que tinham como pautas principais a valorização e apoio a agricultura familiar, bem como a luta contra a perda de diretos dos trabalhadores.
De acordo com o coordenador geral do Sutraf Alto Uruguai, Alcemir Bagnara, 2021 foi um ano de muitos retrocessos e dificuldades iniciando com a estiagem e a situação que foi agravada em decorrência da pandemia da Covid-19.
“Mesmo diante da pandemia, fizemos um processo de resistência e de luta, promovemos carreatas, cobrando do governo a vacinação de toda a população e socorro aos agricultores e trabalhadores em dificuldade”, comenta.
Além de ações presenciais, o Sutraf Alto Uruguai promoveu atividades virtuais, como reuniões e painéis que buscaram promover esclarecimentos aos agricultores familiares a respeito de diversos temas. “ De modo geral, foi um ano mais de resistência e persistência, mostrando que estamos presentes. Nossa ação foi de extrema importância por isso, teve ações virtuais, tivemos o nosso Congresso da Fetraf e Contraf e também tivemos a eleição da Fetraf, onde o Douglas Cenci foi eleito nosso coordenador geral”, disse.
2022: um ano de esperança
Além de discutir as ações realizadas, os coordenadores também debateram sobre as perspectivas para o futuro. “ Temos vários desafios para 2022, de sobreviver enquanto agricultura familiar, porque o mercado, os grandes do agronegócio tentam nos engolir e tornar invisíveis e isso não podemos deixar acontecer. Outra coisa é que esses governos terminaram com o Brasil, com as políticas públicas e nós precisamos ter governos que estejam comprometidos com a agricultura familiar enquanto produtora de alimentos. Por isso 2022 se apresenta como ano de muita esperança e muita luta e nós certamente faremos a nossa parte”, finalizou Bagnara.
O encontro encerrou com uma mística e com o sorteio de seis sacas de milho no total em uma promoção realizada pelo Sutraf Alto Uruguai e a Cooperfamília contando com a participação das sedes municipais. Foram sorteados três sacas de milho para agricultores que pagaram a mensalidade junto ao Sutraf e outras três sacas para agricultores que compraram sementes de milho no Sindicato.
Confira os ganhadores associados:
1º Lugar – Airton Vieira Mutzemberg de ✔Marcelino Ramos
2º Lugar – Nelson José Scariot de Getúlio Vargas
3º Lugar – Adélio Risson de Marcelino Ramos
Confira os ganhadores que adquiriram sementes junto ao Sindicato:
1º Lugar – Luiz Carlos Hochamen de São Valentim
2º Lugar – Evandro Sérgio de Freitas de Marcelino Ramos
3º Lugar - Antoninho Baldo de São Valenti









