top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OLHO VIVO - 09/01/2024 | Educação financeira: Entrevista com Maurício Falkoski destaca importância do tema

O contador compartilha sua experiência e dá dicas para quem quer ter uma vida financeira saudável

 

O programa Olho Vivo recebeu na manhã desta terça-feira (09) o contador Maurício Falkoski, que conversou sobre a importância da educação financeira na vida das pessoas. Falkoski falou sobre como lidar com o dinheiro, evitar dívidas, planejar o futuro e ensinar os filhos desde cedo a terem uma boa relação com as finanças.

A realidade das finanças no Brasil

Segundo Falkoski, muitas pessoas enfrentam dificuldades financeiras ou se endividam por falta de orientação ou de atenção ao tema. Ele afirmou que a educação financeira é fundamental para evitar problemas que podem afetar não só a vida pessoal, mas também a familiar e a profissional. “A gente vê muitos relacionamentos se destruindo diretamente por causa das finanças. Existem problemas muitas vezes que são de sociedade, problema de inventário, problema de divisão de patrimônio. Por quê? Porque não houve um planejamento antes, não houve um preparo, uma pré-preocupação com aquilo que vai chegar”, disse.

A importância de começar cedo

Ele ressalta a importância do planejamento desde cedo e compartilha sua experiência pessoal ao introduzir a educação financeira na vida de sua filha desde os 8 anos.

A discussão também abrange a necessidade de incluir a educação financeira nas instituições de ensino, preparando os jovens para o mercado de trabalho. Falkoski destaca que o reflexo da falta de preparo financeiro pode ser sentido mesmo por indivíduos organizados, devido à inclusão de taxas de risco nos juros.

A educação financeira nas escolas e nos bancos

Falkoski elogiou o fato de que algumas escolas já estão trabalhando o tema da educação financeira com os alunos, de uma forma adequada à sua faixa etária. Ele também mencionou que algumas instituições financeiras estão trazendo crianças para dentro dos bancos para falar sobre educação financeira, o que ele acha uma forma de aproximar os jovens do mundo das finanças e despertar o seu interesse pelo assunto. Ele disse que quanto mais cedo as pessoas falarem sobre dinheiro, melhor será para a sua vida financeira no futuro.

Confira a entrevista na íntegra:


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page