top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Oitava edição dos Jogos do IFRS teve três dias de intensa programação em Sertão

De 29 de junho a 1º de julho, os 600 participantes disputaram cerca de 200 partidas coletivas e mais as diferentes provas de atletismo. As competições ocorreram no Campus Sertão, no ginásio da Escola Municipal João Antônio De Col, no salão da paróquia São José de Sertão, na quadra de areia da Praça Ernani Herrmann e no ginásio poliesportivo do município de Coxilha.



Foram cerca de 200 partidas de esportes coletivos e mais as provas das diferentes modalidades de atletismo. Uma programação intensa, que começava às 8h e se encerrava à noite, movimentando o Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e as quadras das cidades de Sertão e Coxilha. Foram realizados jogos no Campus Sertão, no ginásio da Escola Municipal João Antônio De Col, no salão da paróquia São José de Sertão, na quadra de areia da Praça Ernani Herrmann e no ginásio poliesportivo do município de Coxilha.

A oitava edição dos Jogos do IFRS ocorreu de 29 de junho a 1º de julho de 2023 e reuniu mais de 600 estudantes e servidores de 16 campi. Todos os atletas ficaram alojados no Campus até o encerramento dos Jogos no sábado, dia 1º de julho. As refeições (café, almoço e janta) também foram feitas no Restaurante do Campus.

Para a presidente da Comissão Organizadora da etapa de Sertão, a professora de Educação Física Larissa Wagner Zanella, o evento teve êxito em razão do comprometimento e do empenho de um grande grupo de servidores e voluntários. “Tudo fluiu porque um grande grupo de pessoas trabalhou nos bastidores preocupando-se com cada detalhe. Foi um desafio enorme conduzir e planejar um evento de uma dimensão tão grande, mas é uma satisfação encerrar os Jogos e ver que tudo saiu conforme o planejado porque pudemos contar com o apoio e o comprometimento de todos no Campus. Agradeço muito por isso”, comenta.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti, os Jogos são um dos eventos mais esperados pelos estudantes e também um dos que mais exige energia e trabalho da Proex e das pró-reitorias apoiadoras. “Foram quase 120 horas de competição, então nos demanda bastante, mas a gente faz com alegria por saber que é um dos momentos mais esperados pelos nossos estudantes. Nos demanda também muita responsabilidade. Ficamos responsáveis por quase 600 alunos na etapa Sertão. Em quadra eles dão tudo de si e isso às vezes pode gerar algum tipo de desgaste. Temos o comprometimento de estar com eles desde quando saem até voltarem para suas casas, íntegros”, comenta.




Campus Sertão conquista 13 medalhas


O Campus Sertão se destacou não somente na organização e acolhimento dos atletas, mas nas competições. Pela terceira edição consecutiva dos Jogos do IFRS, a equipe de basquete masculina conquista o ouro. Para o atleta Mateus de Moraes, 16 anos, estudante do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, representar o Campus Sertão nos JIFRS é motivo de orgulho. “Gosto muito de jogar. Comecei a praticar basquete desde o 5º ano e fui treinando, evoluindo e consegui contribuir com a equipe na conquista de dois JIFRS (em 2022 e em 2023)” relata. O talento de Mateus chamou atenção no esporte. Ele integra a Federação Gaúcha de Basquete e chegou a ser convidado por uma equipe profissional para jogar, mas preferiu priorizar os estudos. Na preparação para os JIFRS, ajudou os colegas da equipe nos treinos, ensinando alguns que nunca haviam jogado a modalidade. “O tricampeonato é resultado de muito trabalho e esforço. A gente treinou pra caramba, não importando o clima, se estava chovendo ou fazendo frio de – 5Cº”, conta. O atleta comenta que a expectativa é muito positiva para as próximas etapas, da região Sul e brasileira. “Vamos com tudo para a próxima etapa”, garante.

No basquete feminino, o Campus conquistou o bicampeonato. A atleta da equipe Bianca Vizzotto, 19 anos, estudante de Agronomia, conta que é a segunda edição dos Jogos que participa e, além do basquete, também disputou handebol e vôlei. Receber a medalha, conforme Bianca, “é uma sensação de alívio e de felicidade muito grande. É um turbilhão de emoções que não tem como explicar”.

O treinador das equipes feminina e masculina de basquete, professor Affonso Manoel Righi Lang, destaca a hegemonia do Campus no esporte. “Desde que participo dos Jogos, há cinco edições, não perdemos sequer uma partida. Isso se deve a metodologia de trabalho adotada (sport education), pois todos os treinos são mini jogos, onde promovemos situações reais e problemas que os atletas enfrentarão numa competição”, conta.


Total de premiação do Campus:

Basquete masculino: 1º lugar

Basquete feminino: 1º lugar

Handebol masculino: 2º lugar

Handebol feminino: 2º lugar

Futsal masculino: 2º lugar


Atletismo

200 metros feminino: 2º lugar Samanta Antunes

400 metros feminino: 1º lugar Ana Clara Marczinski

800 metros masculino: 1º lugar Pedro Otávio Kuhn

Arremesso de peso masculino: 3º lugar Miguel Ângelo Jacobs

Lançamento de dardo feminino: 3º lugar Fernanda Konzen

Lançamento de dardo masculino: 1º lugar Miguel Ângelo Jacobs

Salto em altura masculino: 1° lugar Gustavo Assis da Silva

Revezamento 4x100m masculino: 1º lugar


Para além das disputas

As disputas esportivas são o objetivo principal dos Jogos, mas o resultado vai além. Após o trabalho prévio e os três dias de programação, quando o evento termina, o sentimento é de alegria. “O que fica são os pontos positivos: a integração, uma torcida vibrando por outro campus, os abraços e choros, sejam de alegria ou por não ter conquistado o resultado esperado”, afirma Marlova.

Roberto Saggin Visoto, estudante do curso superior de Agronomia do Campus Sertão, comenta que participar do JIFRS é uma oportunidade única para conhecer estudantes de outros campi, com outras realidades e vivências, “além de ser uma oportunidade de se destacar e participar de etapas em diferentes cidades e estados, como foi em 2022, quando fomos para São José do Rio Preto (São Paulo) para a etapa nacional”.

As oportunidades de integração, a troca de experiências e os aprendizados dentro e fora de quadra, como respeitar os colegas, torcer, comemorar ou apoiar nos resultados voltam como bagagem para quem participa. Vivências que deixam saudade e agora viram histórias para serem contadas aos colegas que este ano não estiveram no evento.




Rumo aos Jogos Regionais

Os Jogos do IFRS são voltados a estudantes com idade de até 19 anos. A oitava edição ocorreu em duas etapas: a primeira no Campus Bento Gonçalves, em 21 de junho de 2023, com as modalidades de xadrez e tênis de mesa. A segunda no Campus Sertão, com atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, com equipes masculinas e femininas.

Os atletas vencedores nas diferentes modalidades dos Jogos do IFRS participarão dos Jogos Regionais dos Institutos Federais 2023, em Blumenau/SC, de 29 de agosto a 1º de setembro. A exceção é o xadrez, no qual os oito melhores classificados, masculino e feminino, participam de treinamentos e, após, serão feitas seletivas para definir os representantes do IFRS nos Jogos Regionais.

Quem vencer na etapa regional vai para os Jogos Nacionais, de 23 a 27 de outubro, em Fortaleza/CE.

Os Jogos do IFRS são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de educação física dos campi.

VEJA TAMBÉM

bottom of page