Projeto busca reforçar a estrutura de prédio centenário e transformá-lo em espaço cultural dedicado à imigração judaica no Brasil
As obras de restauração do prédio que abrigava o antigo Hospital Israelita Leonardo Cohen, em Quatro Irmãos, começaram. Com quase 100 anos, o edifício passa por reforço estrutural para garantir sua preservação. O projeto inclui também a recuperação dos pisos, buscando manter as características originais.
O prédio, que foi projetado por engenheiros ingleses a pedido da Jewish Colonization Association (ICA), tinha como objetivo inicial atender a comunidade judaica que imigrava do leste europeu. A restauração é coordenada pela LHE Engenharia e Arquitetura e financiada por doações e eventos promovidos pela Prefeitura de Quatro Irmãos e pelo Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, com recursos exclusivamente privados.
Além de preservar a estrutura, o local será transformado no Memorial da Imigração Judaica, com exposições sobre a imigração judaica no Brasil, cultura e tradições judaicas. Uma sala audiovisual será construída com apoio da Universidade Regional Integrada (URI) e da Plaxmetal.
O prédio tem importância histórica por ter sido um hospital pioneiro na região, atendendo casos clínicos e cirúrgicos na área rural. Sua trajetória foi registrada em um documentário produzido pela URI, que já foi exibido no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
Komentar