Obras de duplicação da BR-386 avançam com asfaltamento entre Soledade e Fontoura Xavier
- Andrei Nardi
- 3 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Trechos entre Tio Hugo e Soledade também recebem melhorias com investimento de R$ 340 milhões
As obras de duplicação da BR-386 no norte do Rio Grande do Sul entraram na fase de asfaltamento na última semana. Os trabalhos, que envolvem a pavimentação de trechos entre Soledade e Fontoura Xavier (km 245 a km 270) e entre Tio Hugo e Soledade (km 215 a km 245), ocorrem diariamente das 8h às 18h. O tráfego nesses pontos é controlado pelo sistema de pare e siga, gerando bloqueios temporários de faixas.
Detalhes da obra e prioridades
A CCR ViaSul, concessionária responsável pela rodovia, já investiu R$ 340 milhões no projeto iniciado há um ano. Junior Vicenzi, supervisor de Engenharia da CCR, informou que o segmento C, entre Soledade e Fontoura Xavier, foi priorizado desde o começo: "Concentramos nossas atividades entre o km 249, acesso à RS-332, e a praça de pedágio no km 262. Já concluímos a supressão vegetal e a planagem desse trecho, e agora estamos focados na pavimentação entre os quilômetros 253 e 258".
Os trabalhos nesta área incluem a aplicação de camadas de pavimentação e de Base Granular Melhorada com Cimento (BGMC). O supervisor acrescentou que o paisagismo deverá começar no próximo mês, e a primeira entrega parcial, entre os km 249 e 262, está prevista para breve.
Outros avanços e estrutura
A passagem inferior no km 247 encontra-se em fase de concretagem. No segmento B, que vai de Tio Hugo a Soledade, as obras progridem entre os km 240 e 245. Vicenzi destacou que a supressão vegetal foi finalizada e que a pavimentação dessa parte deve começar em novembro. Além disso, a terraplanagem avança nos km 236 a 239, e uma nova ponte sobre o Rio Espraiado, no km 234, está em construção.
Histórico e infraestrutura
Desde 2021, a CCR ViaSul vem conduzindo melhorias na BR-386, incluindo a duplicação do trecho entre Marques de Souza e Lajeado, com 20,3 quilômetros de novas pistas e 13 quilômetros de vias marginais. O projeto contempla ainda dois retornos em nível, diversas adequações de acesso, passarelas de pedestres, pontes novas e alargamentos de pontes existentes. A implementação de dispositivos de segurança, como defensas metálicas, barreiras, terminais atenuadores de impacto e iluminação, também está em andamento.

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