Novos radares na BR-285 já estão multando; saiba onde ficam os equipamentos ativos
- Andrei Nardi

- 26 de jun.
- 2 min de leitura
Dos 46 equipamentos previstos entre São Luiz Gonzaga e Bom Jesus, 22 já estão em operação em nove municípios, incluindo Passo Fundo e Carazinho
Motoristas que trafegam pela BR-285 devem redobrar a atenção: ao menos 22 dos 46 novos radares de velocidade previstos para a rodovia já estão em operação e emitindo multas. Os equipamentos estão distribuídos em nove cidades ao longo do trecho entre São Luiz Gonzaga e Bom Jesus e fazem parte de um novo contrato de fiscalização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Os novos equipamentos substituem 41 radares antigos que foram retirados em junho do ano passado, após o fim do contrato anterior.
Situação em Passo Fundo e os tipos de radar
Em Passo Fundo, sete novos redutores com display, que limitam a velocidade a 50 km/h, foram instalados e estão ativos nas entradas para os bairros Zacchia, Vera Cruz e São José.
A maioria dos novos equipamentos (40) são Redutores Eletrônicos de Velocidade (REV), que exibem a velocidade do veículo em um painel. Os outros seis são Controladores Eletrônicos de Velocidade (CEV), que não possuem a tela. Segundo o Dnit, os redutores são usados onde é preciso forçar uma diminuição da velocidade, enquanto os controladores fiscalizam trechos com velocidade já regulamentada.
Onde estão os novos equipamentos
Conforme o Dnit, o status de instalação dos 46 radares está dividido da seguinte forma:
Em operação (22 radares): Dispostos nas cidades de São Luiz Gonzaga, Ijuí, Carazinho, Passo Fundo, Caseiros, Lagoa Vermelha, Capão Bonito do Sul, Vacaria e Bom Jesus.
Instalação autorizada (6 radares): Em fase de finalização nas cidades de Entre-Ijuís, Ijuí e Mato Castelhano.
Em fase de estudo técnico (12 radares): Pontos em Vitórias da Missões, Entre-Ijuís, Bozano, Pejuçara, Muitos Capões, Vacaria e Bom Jesus.
Em estudo de viabilidade (6 radares): Pontos previamente definidos em Lagoa Vermelha e Muitos Capões, mas que ainda podem sofrer alterações.
Para os equipamentos que ainda não estão ativos, a empresa responsável tem um prazo de 90 dias para instalar e testar os aparelhos após a aprovação final dos estudos técnicos.

Com informações de GZH









