top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova versão do Windows, a 11, chegará em 5 de outubro para todos os usuários


A Microsoft confirmou, nesta terça-feira (31), que o Windows 11 estará disponível no dia 5 de outubro. Com isso, a partir desta data, os usuários do Windows 10 terão direito a uma atualização gratuita, que será liberada gradativamente, e os PCs que vêm pré-carregados com o Windows 11 começarão a ser disponibilizados para compra.


Durante o lançamento do Windows 11, em junho deste ano, a Microsoft chegou a anunciar que aplicativos do Android estariam disponíveis no sistema operacional. Porém, esse suporte não será liberado ainda. A novidade só chegará depois — nos próximos meses, segundo Aaron Woodman, gerente geral de marketing do Windows na empresa.


O que há de novidade no Windows 11?


O novo Windows tem alguns atrativos interessantes. Primeiro, seu visual é mais próximo do sistema concorrente macOS, da Apple, com um botão "Iniciar" centralizado e uma interface mais limpa.


O Microsoft Teams, que permite compartilhamento de arquivos e videoconferência, bastante utilizado em época de pandemia, passará a integrar a barra de ferramentas, fazendo com que seja mais fácil acessá-lo.


Nos games, o Windows 11 promete oferecer gráficos melhores, próximos aos dos consoles Xbox, também da Microsoft, graças à tecnologias como o HDR. Aliás, falando em Xbox, será possível baixar apps diretamente numa aplicação do console nesse sistema operacional.


Como saber se posso usar o Windows 11?


Para conferir se o seu computador atual com Windows 10 é compatível para a atualização grátis do Windows 11, basta acessar o site da Microsoft e verificar se ele cumpre os requisitos.


Falando em atualização grátis, esse é um fator importante: caso seu computador seja compatível com o Windows 11, não haverá custos para que você instale o novo sistema operacional em seu computador.


O que acontece se eu não atualizar?


Quem não tem um computador compatível com a novidade vai poder continuar usando o Windows 10 normalmente. A empresa prometeu suporte, com atualizações de segurança, até 2025.


Esse é o padrão da política da Microsoft para a maioria dos seus produtos: dez anos de suporte. Nos primeiros cinco anos, isso inclui, por exemplo, atualizações de segurança e atendimento gratuito. Nos cinco anos finais, a resolução de problemas passa a ser paga.


A data para o fim do suporte está marcada para 14 de outubro de 2025, dia em que acabarão as atualizações para as versões Home, Pro, Enterprise, Pro Education e Pro For Workstations.


Isso não significa, porém, que você será obrigado a deixar de usar o Windows 10 daqui a quatro anos. Ainda há quem utilize, por exemplo, os Windows 7 e 8, que já tiveram seu suporte encerrado pela Microsoft.


A desvantagem, portanto, está no fim das atualizações de segurança, que deixam seu computador mais vulnerável a longo prazo. Muitos malwares são criados para atacar o Windows, que é um sistema operacional bastante popular.


Como instalar o Windows 11 quando ele for lançado?


O caminho para isso é simples. A partir do momento em que ele estiver disponível, você deve acessar o menu de Configurações do Windows, clicar em "Atualização e Segurança", depois em "Windows Update", e depois em "verificar se há atualizações".


Após o lançamento, você verá a opção para a atualização do Windows 11 em seguida, e aí basta fazer o download e a instalação.


Fonte: Tilt UOL

VEJA TAMBÉM

bottom of page