top of page

Nova ferramenta do Banco Central bloqueia quase 7 mil tentativas de fraude em uma semana

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • há 3 dias
  • 1 min de leitura

BC Protege+ impede abertura de contas falsas em nome de cidadãos; veja como ativar o serviço gratuito

O BC Protege+, novo serviço do Banco Central para combater fraudes financeiras, bloqueou 6.879 tentativas de abertura de contas falsas em apenas sete dias de funcionamento. O primeiro balanço da ferramenta contabiliza dados desde o lançamento, em 1º de dezembro, até a última sexta-feira (5).

O sistema permite que o cidadão trave a criação de novas contas ou a inclusão de seu nome como titular em instituições financeiras. Antes de qualquer abertura, os bancos são obrigados a consultar a base de dados. Desde o início da operação, as instituições realizaram 5,2 milhões de verificações.

Até o momento, 238,6 mil pessoas já ativaram a proteção. O serviço funciona como uma barreira preventiva contra o uso indevido de dados pessoais por criminosos.

Como ativar o bloqueio

O serviço é gratuito e pode ser ativado ou desativado a qualquer momento. Caso o usuário precise abrir uma conta legítima, é possível desabilitar a proteção temporariamente ou programar a reativação automática.

Para utilizar o BC Protege+:

  1. Acesse a área logada do Meu BC (é necessário ter conta gov.br nível prata ou ouro e autenticação em duas etapas).

  2. Localize a opção BC Protege+.

  3. Ative a proteção.

A escolha é registrada automaticamente e fica disponível para consulta obrigatória pelos bancos. Empresas também podem utilizar o recurso por meio de representantes cadastrados no gov.br.

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page