Publicação do CERT.br ensina internautas a reconhecer sinais de boatos e verificar a veracidade das informações na internet
Foi lançada este mês a cartilha "Boatos", desenvolvida pela Central de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), vinculada ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A cartilha fornece orientações para que os internautas possam identificar fake news, evitando desinformação, fraudes e manipulação de opiniões.
A primeira recomendação é o uso do bom senso. Segundo a cartilha, “às vezes, a notícia é tão sem sentido que basta refletir um pouco para identificá-la como boato”. O texto sugere observar sinais característicos de boatos, como títulos chamativos, alarmistas ou apelativos, e indica que geralmente esses textos pedem para ser amplamente compartilhados, possuem muitas curtidas ou comentários de reforço, omitem o autor ou citam um autor renomado para ganhar credibilidade, não incluem fonte ou citam fontes desconhecidas, e omitem a data e/ou o local do fato noticiado.
Para identificar um boato, a cartilha recomenda tentar encontrar a fonte original da notícia. Isso envolve verificar quem é o autor e onde a notícia foi publicada, analisando se a pessoa ou organização realmente divulgou o fato e se possui credibilidade no assunto.
"Desconfie de notícias que não apresentam fontes. Se a fonte tiver sido citada, verifique se a conta ou site é oficial, questione a credibilidade, leia a notícia diretamente na origem e procure por comunicados que confirmem ou desmintam a informação", orienta a publicação.
Comments