top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova Carteira de Identidade Nacional já tem mais de 1 milhão de usuários

A nova versão do documento de identificação pessoal, que usa o CPF como número único, está disponível em 12 estados brasileiros. Veja como solicitar a sua

 

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um documento que substitui o antigo Registro Geral (RG) e unifica o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como o número de identificação principal do cidadão. A CIN já foi emitida para mais de 1 milhão de brasileiros em 12 estados do país.

O novo documento oferece mais segurança, pois conta com um código QR que permite verificar a sua autenticidade. Além disso, a CIN pode ser acessada tanto na forma impressa quanto na forma digital, por meio do aplicativo Gov.br.

Como solicitar a CIN?


O processo para solicitar a CIN varia de acordo com o estado. No Rio de Janeiro, por exemplo, o pedido é feito pelo site do Detran. Atualmente, podem solicitar a CIN as crianças entre 3 e 11 anos que ainda não têm documento e as pessoas de até 18 anos que desejam trocar o RG pela nova versão.

No site do Detran, é preciso preencher os dados pessoais e escolher o local, a data e a hora do atendimento presencial para fazer a solicitação do documento. Ao finalizar o cadastro, uma mensagem de confirmação com um número de agendamento será exibida na tela.

Os moradores dos outros estados que já emitem a CIN devem procurar informações nos sites dos governos estaduais sobre como solicitar o novo documento de identificação pessoal.


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page