top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Município de Ipiranga do Sul investe em programas de incentivo à agricultura

Governo municipal desenvolve iniciativas para auxiliar produtores rurais

 

Ipiranga do Sul, conhecido como o Berço do Plantio Direto, tem na agricultura a principal fonte de renda. Para estimular essa atividade, a administração municipal implementa uma série de programas que beneficiam os produtores rurais.

Rodrigo Postal, coordenador de Agricultura, detalhou em entrevista as principais ações realizadas pela Secretaria de Agricultura do município no primeiro quadrimestre de 2024.

Entre as iniciativas, destacam-se o apoio na preparação do solo, o plantio de culturas de aveia, trigo duplo propósito para pastoreio e pastejo, e a produção de cerca de 45 hectares de silagem do milho safrinha com equipamentos do município. Além disso, foi realizada a aplicação de calcário com o caminhão Hércules, utilizando a tecnologia de GPS para agricultura de precisão. As próximas ações estão voltadas para a preparação do solo para o plantio de trigo ou cevada e outras culturas de inverno.

Diversos programas são desenvolvidos pela administração municipal:

  • Máquina Certa Plantar e Colher: Este programa oferece serviços aos pequenos produtores com até 10,5 hectares, para produção de silagem, plantio e adubação do solo. Os interessados se inscrevem na Secretaria de Agricultura, que segue um cronograma de atendimento. Postal destaca que “os implementos oferecidos pelo governo municipal auxiliam no manejo para aumentar a produtividade. Há investimentos significativos na preparação do solo e na rotação de cultura. O município tem evoluído nesse sentido”.

  • Programa Agro Infra: Neste programa, são oferecidas 5 horas de Draga para cada módulo rural e, dentro dessas cinco horas, o governo municipal subsidia com o valor de R$ 250,00 por hora, totalizando R$ 1.250,00, o que facilita a realização do trabalho com maquinário pesado.

  • Empréstimo de maquinários: Os produtores podem utilizar os equipamentos da prefeitura, retirando-os para realizar seu trabalho e, ao devolver, pagam a diária pelo uso dos mesmos.

  • Programa Troca-troca de sementes: O programa de troca de sementes de milho está aberto para os produtores interessados até o dia 17 de maio.

Por fim, o coordenador ressaltou que, apesar das recentes chuvas intensas terem causado erosão nas lavouras e estradas, foi possível realizar a colheita de verão antes dos danos.

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page