“Mudança de hábito é fundamental", alerta secretária da saúde de Ipiranga do Sul sobre Covid-19
O governo de Ipiranga do Sul, juntamente com a Secretaria de Saúde, alertam à população para a adoção de medidas de prevenção e combate ao Coronavírus (Covid-19) como forma de evitar a propagação da pandemia. De acordo com a secretária de Saúde, Glauder Paula Toldo, é muito importante que cada pessoa aja com responsabilidade, praticando o autocuidado. “Mudança de hábito é fundamental e exige o compromisso de cada cidadão nesta época em que estamos vivendo. O momento é de alerta e com a adoção de algumas medidas a população pode se proteger e também contribuir para a contenção da pandemia”, ponderou. Conforme a secretária, a obrigatoriedade do uso de máscara se dá no momento em que a população busca assistência médica. “Pedimos que todos os munícipes que se dirigirem à Unidade Básica de Saúde (UBS) para atendimento médico, estejam utilizando máscara para evitar a disseminação do vírus”, destacou. Segundo Glauder, adotar algumas medidas preventivas podem auxiliar a todos e fazer a diferença em relação ao Covid-19. “Utilize álcool 70% que é muito eficaz para a higiene das mãos; lave as mãos com água e sabão sempre que estiverem sujas; evite tocar a boca, o nariz e os olhos sem antes higienizar as mãos; não compartilhe copos, talheres e outros objetos pessoais; mantenha os ambientes ventilados; evite aglomerações e contato com pessoas com sintomas de doenças respiratórias; ao tossir ou espirrar, utilize o antebraço para evitar a disseminação do vírus; cumprimente as pessoas sem aperto de mão, beijos ou abraços; e cuide para que as crianças menores, que costumam levar objetos à boca, não compartilhem itens com outras crianças”, ressaltou a secretaria.



![[ÁUDIO] Olho Vivo | 30/10/2026 - Inscrições para mestrado e doutorado gratuitos da UFFS em Erechim terminam terça-feira (3)](https://static.wixstatic.com/media/1077ee_1e163bed1c9544de9eb70cb428b0ae5e~mv2.webp/v1/fill/w_333,h_250,al_c,q_30,blur_30,enc_avif,quality_auto/1077ee_1e163bed1c9544de9eb70cb428b0ae5e~mv2.webp)
![[ÁUDIO] Olho Vivo | 30/10/2026 - Inscrições para mestrado e doutorado gratuitos da UFFS em Erechim terminam terça-feira (3)](https://static.wixstatic.com/media/1077ee_1e163bed1c9544de9eb70cb428b0ae5e~mv2.webp/v1/fill/w_273,h_205,al_c,q_90,enc_avif,quality_auto/1077ee_1e163bed1c9544de9eb70cb428b0ae5e~mv2.webp)

