top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPRS pede quebra de sigilo de dados de Jean Wyllys e remoção de publicação

O Ministério Público do Rio Grande (MPRS) solicitou à Justiça, em 21 de julho, a quebra de sigilo de dados do ex-deputado federal Jean Wyllys de Matos Santos e a remoção de seu perfil no Twitter, onde ataca o governador Eduardo Leite. Jean Wyllys é investigado por injúria contra funcionário público e por incitar discriminação nas redes sociais. O MPRS pede multa diária de R$100 mil em caso de descumprimento da medida.


Manifestação ofensiva


O promotor de Justiça David Medina da Silva afirmou que Jean Wyllys ultrapassou os limites da liberdade de expressão ao ofender a dignidade e o decoro do Governador do Estado. A publicação contava com 543 retweets, 297 tweets com comentários e 5.218 curtidas, além de mais de um milhão de visualizações.


Elementos relacionados à orientação sexual do governador


Para o MPRS, o texto contém insinuações homofóbicas ao sugerir que a decisão do governador em relação ao programa de escolas cívico-militares estaria ligada a "homofobia internalizada" e "libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes". O promotor destaca que as alegações do investigado incitam discriminação e preconceito contra minorias. Jean Wyllys foi acusado de manifestar-se criminosamente em seu perfil no Twitter.


VEJA TAMBÉM

bottom of page